NOTÍCIAS

Postado em 16 de Setembro de 2016 às 16h59

Aurora, BRF e JBS Foods apresentam demandas aos expositores

A Mercoagro 2016 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne), encerrada nesta sexta-feira (16), em Chapecó (SC), ofereceu uma programação exclusiva para os visitantes e expositores prospectarem novos clientes e ampliarem os negócios. Entre esses eventos estiram dois Painéis de Oportunidades. O primeiro teve a participação da Cooperativa Central Aurora Alimentos e da BRF e o segundo contou com representantes da JBS Foods e da Aurora. 

As empresas âncoras apresentaram seus pré-requisitos de atendimento de suas demandas aos representantes dos pequenos negócios. “O objetivo foi trazer informações do procedimento operacional e aproximar a empresa dos expositores. Com a participação na Mercoagro, conseguimos iniciar conversas com possíveis parceiros, principalmente para o setor de manutenção”, realçam os negociadores da BRF, Vinicius Serafin e Eloir Teodoro dos Santos.

O gerente de pesquisa e desenvolvimento da Aurora Alimentos, Rodrigo Schwert, frisou que a participação no Painel de Oportunidades visou expor a política de compras da cooperativa. “Deixamos as portas abertas para as empresas que tenham condições de atender com a qualidade que a Aurora busca e com preço competitivo”, afirma.

O gerente administrativo da JBS Foods, Valdecir Cruz, e o comprador da empresa, Vanderlei Cesarotto, destacaram que a participação no painel representou uma oportunidade de estar mais próximo dos fornecedores. “Aliado a isso, foi essencial para apresentar a empresa e mostrar como funciona o processo de compras, além de estabelecer um relacionamento com parceiros e potenciais parceiros”, conclui Cruz. 

O empresário Geraldo Werlang participou do Painel. “A nossa produção poderia ser três vezes maior. Por isso, estou expondo na feira e buscando novos clientes”, relata. A empresa, localizada no município de Saudades (SC), produz pallets, divisórias e portas semi-ocas. Neste ano, iniciou também a produção de móveis rústicos com reaproveitamento de pallets. “Existem muitas fábricas de pallets no Brasil. O nosso diferencial é que somos autossuficientes em matéria-prima, o que reduz o custo do produto”, assegura Werlang.

O evento foi uma promoção do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). O consultor do Sebrae/SC, Silmar Heck, explicou que o objetivo do Painel de Oportunidades é esclarecer dúvidas específicas e/ou iniciar o processo de aproximação e negociação para pequenos empreendimentos. “O evento possibilita conhecer o caminho para acessas as empresas âncoras e proporciona o entendimento de que, sem atender certos pré-requisitos, dificilmente se conseguirá fazer negócios com grandes companhias”, argumentou Hech.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, observou que as explanações das empresas âncoras aos empresários dos pequenos empreendimentos potencializam oportunidades, permitem esclarecer dúvidas específicas e/ou iniciar o processo de aproximação e negociação. “A realização dos painéis na Mercoagro visou melhorar a compreensão de informações e facilitar o acesso às demandas de grandes empresas pelos negócios que integram ou podem integrar a cadeia produtiva da carne”. 

MERCOAGRO 

A Mercoagro 2016 foi organizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e ocorreu no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC). Contou com o apoio institucional do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), do Centro de Tecnologia de Carnes do ITAL, da Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidores de Carne do Estado de Mato Grosso do Sul (Assocarnes), Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV/SIPARGS), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Comerc Energia, Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), entre outras instituições. 

  • Painel de Oportunidades reúne empresas âncoras e representantes de pequenos negócios
    Painel de Oportunidades reúne empresas âncoras e representantes de pequenos negócios
  • Representantes da Aurora durante conversa com empresários de pequenas empresas
    Representantes da Aurora durante conversa com empresários de pequenas empresas
  • Representantes da BRF trocam informações com empresários de pequenos negócios
    Representantes da BRF trocam informações com empresários de pequenos negócios
  • Representantes da JBS trocam informações com pequenos empresários de pequenos negócios
    Representantes da JBS trocam informações com pequenos empresários de pequenos negócios
  • Painel de Oportunidades reúne empresas âncoras e representantes de pequenos negócios
    Painel de Oportunidades reúne empresas âncoras e representantes de pequenos negócios

Veja também

ABPA, Abramilho e MAPA buscam equilíbrio no fornecimento de insumos para aves e suínos25/10 Com o objetivo de buscar soluções para a oferta de grãos em 2018, Ministério da Agricultura, produtores de aves, de suínos e de milho participaram de um encontro organizado nessa semana pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em sua sede, em São Paulo/SP. Recebidos pelo presidente da ABPA, Francisco Turra, o secretário de......
Na Mercoagro, SENAI realiza debates sobre desafios do setor alimentar09/09/16 Estão abertas as últimas vagas para a programação técnica e científica. Está prevista participação de palestrantes nacionais e internacionais em eventos realizados em paralelo à......
Estudo apresenta estratégias para melhorar logística no Brasil24/11 A logística ainda é um desafio para o agronegócio brasileiro. Traçar estratégias para melhorar o escoamento do país e aumentar a competitividade é o que lideranças têm feito. Mas, para isso,......

Voltar para Notícias (pt)