NOTÍCIAS

Postado em 08 de Maio de 2018 às 13h35

Brasil ganha prêmio internacional de bem-estar animal

  • Mercoagro – Edição 2018 -

O Brasil está entre os cinco países agraciados com o 2º Prêmio de Bem-estar Animal da
Associação Mundial de Veterinária (WVA, em inglês), homenagem que reconhece médicos
veterinários que dedicam sua carreira a proteger o bem-estar de animais no mundo. A honraria foi entregue neste domingo (06/05), no 34º Congresso Mundial de Veterinária, em Barcelona, ao professor da Universidade de São Paulo (USP), Adroaldo José Zanella, referência internacional no estudo do bem-estar animal. A WVA é uma entidade tradicional, fundada em 1863, que reúne as organizações de veterinária do mundo. O professor da USP foi um dos destaques do II Congresso de Zootecnia de Precisão, da AveSui 2017.
O brasileiro foi o grande vencedor da América Latina após uma análise de indicações feitas
por organizações e profissionais dos países desse continente. “Essa honra representa o trabalho de inúmeros estudantes, técnicos e colaboradores que me acompanharam nos diversos grupos em que trabalhei, especialmente no Brasil”, ressalta o médico veterinário, coordenador do Centro de Estudos Comparativos em Saúde, Sustentabilidade e Bem-estar da USP, desde 2013. A premiação foi dividida de acordo com as regiões em que a entidade está representada no mundo.
Essa é a primeira vez que um brasileiro recebe o reconhecimento internacional da WVA
para o bem-estar animal. “É árdua a luta pela defesa dos animais, mas é o melhor trabalho do mundo. Eu amo o que faço”, afirma Zanella que recebeu uma homenagem e um prêmio no valor de 5 mil euros.
Em 30 anos de carreira, Adroaldo Zanella estudou o papel de fatores ambientais no
comportamento animal e desenvolveu métodos para medir o bem-estar em sistemas de produção.
Em seu trabalho de pesquisa, já desenvolveu trabalhos que revelaram biomarcadores de estresse em diferentes espécies, avaliaram o impacto do pré-natal no comportamento e demonstraram a influência do estresse e de doenças na organização do cérebro dos animais.
“É grande a preocupação com o bem-estar animal, mas é necessário saber o que é bom e
o que não é, do ponto de vista do animal. Hoje em dia, pesquisadores são capazes de medir isso”, ressalta sobre a produção de indicadores que serão usados como referência para os sistemas produtivos avaliarem seu trabalho pelo prisma do bem-estar animal.
Atualmente, Zanella participa de projetos com o objetivo de implementar protocolos de bem-estar para melhorar a produtividade de sistemas de produção de ovinos e no desenvolvimento de estratégias voltadas para o bem-estar e a segurança de jumentos no Nordeste brasileiro. O médico veterinário também se dedica a pesquisas que buscam demonstrar o impacto do ambiente durante as fases pré-natal e neonatal de diferentes espécies, estabelecendo protocolos para aprimorar a resistência das crias. O cuidado antes mesmo do nascimento, acredita Zanella, pode interferir de forma positiva na vida do animal.
 
Fonte: Redação AI/SI / Avicultura Industrial

Veja também

Sistema de credenciamento aproximará expositores e visitantes da Mercoagro 201616/12/15 A comissão responsável pelo sistema de credenciamento da Mercoagro 2016, coordenada pelo empresário Mauricio Zolet, trabalha em ritmo acelerado para deixar tudo preparado para entrar no ar na segunda quinzena de janeiro. Fazem parte da comissão, o gerente do projeto Mercoagro 2016, Nadir José Cervelin, a coordenadora de eventos da Associação Comercial e Industrial de......
Volume exportado de carne bovina avança 14% em maio para 129,8 mil t22/06/16 Em receita, a alta foi de 8%, somando US$ 503,5 milhões, ante US$ 467,8 milhões As exportações brasileiras de carne bovina avançaram 14% em maio, para 129,8 mil toneladas, ante vendas externas de 113,9 mil toneladas......
Ministro Blairo Maggi defende carne brasileira22/03/17 O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, defendeu no sábado (18) em Cuiabá o sistema de inspeção agropecuária brasileiro e disse que a fiscalização é “forte,......

Voltar para Notícias (pt)