NOTÍCIAS

Postado em 27 de Junho de 2018 às 10h50

Compre de SC fortalece produtores catarinenses e o agronegócio

  • Mercoagro – Edição 2018 -

Lançado no último dia 8 de junho pelo governador Eduardo Pinho Moreira o movimento “Compre de SC” ganha a cada dia mais adesões. De prefeituras, a entidades empresariais e empresas dos mais diferentes setores produtivos, cresce o apoio pelo consumo de produtos catarinenses e consequente fortalecimento da economia de Santa Catarina. “Temos produtos que agradam a todos os gostos, paladares, uma indústria diversificada e de qualidade, então por que não dar preferência aos produtos catarinenses?”, argumentou o governador durante o lançamento do movimento.
Santa Catarina tem uma vocação: produzir alimentos de qualidade. Um agronegócio forte e baseado na agricultura familiar, que se tornou um sinônimo de excelência sanitária e de qualidade nos produtos agropecuários. As carnes, frutas e grãos produzidos por catarinenses já chegam aos países mais exigentes do mundo e o novo desafio é ampliar o consumo também no mercado interno.
O Estado conta com mais de 500 mil agricultores dedicados à produção animal e vegetal. E o que não faltam são títulos: Santa Catarina produz o melhor mel do mundo e as melhores cachaças do país, é o maior produtor nacional de suínos, cebola e maçã, o segundo maior produtor de aves e o quarto maior produtor de leite. Um agronegócio pujante e baseado na agricultura familiar, esse é o grande diferencial catarinense. E é para valorizar essa produção que surge a campanha Compre de SC.
“Em Santa Catarina nós conseguimos produzir uma diversidade muito grande de alimentos, que atendem os gostos e preferências de todos os consumidores. Dar preferência ao produto local não é simplesmente um ato de inteligência econômica, mas também uma opção por produtos de alta qualidade, que preenchem aos requisitos dos mercados mais exigentes do mundo”, destaca o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, ressalta a importância de reconhecer a produção catarinense e aqueles que escolheram o estado para investir e trabalhar. “São essas produções que sustentam a economia do nosso Estado e demonstram para o restante do país e do mundo a rica diversidade produtiva que temos aqui, aliada a uma sanidade animal de excelência a qual nos torna referência também em exportação."
CARNES
As carnes produzidas em Santa Catarina são reconhecidas internacionalmente como sinônimo de qualidade – tanto que o Estado é o maior exportador nacional de suínos e o segundo maior exportador de carne de frango do país. Hoje, a produção catarinense chega até os mercados mais exigentes do mundo como Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul. Incentivar o consumo interno fortalece ainda mais o setor - que emprega 100 mil catarinenses, entre produtores rurais, funcionários, prestadores de serviço e transportadores. A cadeia produtiva de carnes responde ainda por 18% do Produto Interno Bruto de Santa Catarina e é um dos destaques da economia estadual.
O diretor executivo do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados de Santa Catarina (Sindicarne), Ricardo Gouvêa, ressalta a preocupação constante do setor com a qualidade dos produtos e a sanidade dos rebanhos. “Santa Catarina tem condições de garantir a qualidade das carnes produzidas no estado, com um grande diferencial que é a sanidade dos rebanhos. Quem vive em Santa Catarina pode ter a tranquilidade de consumir os produtos catarinenses”, salienta.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca

Veja também

Exportação de frango in natura atinge 272 mil toneladas em março28/03/18 A exportação de carne de frango in natura brasileira registrou um total de 272 mil toneladas exportadas nos 21 dias úteis de março, com média diária de 16 mil toneladas, uma queda de 0,3% na quantidade média diária exportada no comparado com o mês anterior. As informações são do Ministério da Indústria, Comércio e......
Santa Catarina prorroga redução de ICMS para suínos por mais um ano17/01/18 De acordo com informações do Canal Rural, nesta segunda (15/01), o secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Moacir Sopelsa, recebeu autorização do governador Raimundo Colombo para prorrogar por mais um ano a......

Voltar para Notícias (pt)