NOTÍCIAS

Postado em 12 de Dezembro de 2017 às 11h27

Coreia do Sul é oportunidade para exportar carne suína congelada

Agroindústria (26)

A abertura de negociações comerciais entre o Mercosul e a Coreia do Sul foi realizada
durante a 16ª reunião do Conselho Consultivo do Setor Privado (CONEX) da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), na última semana, em Brasília (DF).
Na oportunidade, a superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra,
afirmou que o mercado asiático, principalmente da Coreia do Sul, é uma oportunidade para o Brasil exportar produtos agropecuários: “A Coreia foi o 9º principal destino das exportações do agronegócio brasileiro em 2016, um total de US$ 2 bilhões”.
Em maio, a CNA elaborou um estudo sobre os interesses comerciais do agro brasileiro com
a Coreia do Sul. De acordo com o documento, os principais produtos com potencial de exportação para o país são milho, carne suína congelada, farelo de soja, entre outros.
Segundo a assessora técnica em Economia e Inteligência Comercial da CNA, Gabriela
Coser, os resultados do estudo demonstram que o agronegócio tem um potencial de pelo menos US$ 12,5 bilhões com o país asiático. Em outro levantamento recente, a CNA identificou que a Coreia aplica aos produtos agropecuários uma tarifa média de 59,9%, número oito vezes maior se comparado aos produtos não agrícolas. “Além de altas tarifas de importação, a Coreia aplica outras 27 medidas não tarifárias sobre os produtos agropecuários brasileiros”, disse Coser.
Recentemente, o Conselho de Ministros da CAMEX aprovou a abertura do mandato das
negociações entre o Brasil e a Coreia do Sul. A expectativa é que o acordo seja negociado nos moldes do que foi feito entre o bloco sul-americano e a União Europeia. Durante a reunião, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC, Brasília/DF) afirmou que apesar de existir diálogo com o país asiático, o Brasil aguarda o posicionamento dos outros países do Mercosul.

Fonte: CNA, adaptado pela equipe feed&food

Veja também

Indonésia, um novo caminho para a avicultura em 201818/01 Um 2017 ótimo, mesmo em ano turbulento. E um 2018 ainda mais promissor, com importante novo comprador. O frango verde-amarelo não poderia querer mais. A Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgou relatório com parecer favorável ao Brasil no painel movido contra a Indonésia em relação às medidas restritivas impostas pelo país......
Minerva diz que EUA vão comprar carne bovina paraguaia19/10/17 A Minerva S.A. informou na segunda-feira (16) que os Estados Unidos aprovaram compras de carne bovina paraguaia. Unidades frigoríficas do Paraguai que solicitaram habilitação para exportar aos EUA passarão agora por......
Brasil costura acordo para aumentar exportações do agronegócio para o Irã13/12/16 Ministro do MDIC vê grande potencial para aumento nos embarques O Brasil está costurando novos acordos para aumentar as exportações para o Irã, especialmente de produtos do agronegócio, como, por exemplo, milho,......

Voltar para Notícias (pt)