NOTÍCIAS

Postado em 12 de Dezembro de 2017 às 11h27

Coreia do Sul é oportunidade para exportar carne suína congelada

Agroindústria (26)

A abertura de negociações comerciais entre o Mercosul e a Coreia do Sul foi realizada
durante a 16ª reunião do Conselho Consultivo do Setor Privado (CONEX) da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), na última semana, em Brasília (DF).
Na oportunidade, a superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra,
afirmou que o mercado asiático, principalmente da Coreia do Sul, é uma oportunidade para o Brasil exportar produtos agropecuários: “A Coreia foi o 9º principal destino das exportações do agronegócio brasileiro em 2016, um total de US$ 2 bilhões”.
Em maio, a CNA elaborou um estudo sobre os interesses comerciais do agro brasileiro com
a Coreia do Sul. De acordo com o documento, os principais produtos com potencial de exportação para o país são milho, carne suína congelada, farelo de soja, entre outros.
Segundo a assessora técnica em Economia e Inteligência Comercial da CNA, Gabriela
Coser, os resultados do estudo demonstram que o agronegócio tem um potencial de pelo menos US$ 12,5 bilhões com o país asiático. Em outro levantamento recente, a CNA identificou que a Coreia aplica aos produtos agropecuários uma tarifa média de 59,9%, número oito vezes maior se comparado aos produtos não agrícolas. “Além de altas tarifas de importação, a Coreia aplica outras 27 medidas não tarifárias sobre os produtos agropecuários brasileiros”, disse Coser.
Recentemente, o Conselho de Ministros da CAMEX aprovou a abertura do mandato das
negociações entre o Brasil e a Coreia do Sul. A expectativa é que o acordo seja negociado nos moldes do que foi feito entre o bloco sul-americano e a União Europeia. Durante a reunião, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC, Brasília/DF) afirmou que apesar de existir diálogo com o país asiático, o Brasil aguarda o posicionamento dos outros países do Mercosul.

Fonte: CNA, adaptado pela equipe feed&food

Veja também

Exportação de frango in natura atinge 272 mil toneladas em março28/03/18 A exportação de carne de frango in natura brasileira registrou um total de 272 mil toneladas exportadas nos 21 dias úteis de março, com média diária de 16 mil toneladas, uma queda de 0,3% na quantidade média diária exportada no comparado com o mês anterior. As informações são do Ministério da Indústria, Comércio e......
Sulmetax apresentará peneira rotativa05/12/17 A Sulmetax Soluções Industriais LTDA é especializada na fabricação e desenvolvimento de projetos na área de separação de sólidos/líquidos, prensagem, transporte e armazenamento de......
Condensadores ATC e PHC serão apresentados pela Evapco24/05/18 A Evapco Brasil Equipamentos Industriais é uma empresa norte americana, fundada em 1976. Com 25 fábricas em dez países (inclusive no Brasil), mais de 45 patentes internacionais e um centro de P&D de 6.000 metros nos EUA, é......

Voltar para Notícias (pt)