NOTÍCIAS

Postado em 15 de Setembro de 2016 às 17h05

Expositores apresentam inovações em Chapecó

A 11ª edição da Mercoagro, (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne), que encerra nesta sexta-feira (16), no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC), reúne fornecedoras dos mais diversos setores da indústria mundial da carne.

Um dos lançamentos levados exclusivamente para a Mercoagro 2016 é a linha de facas Smart Knives, da Mundial, destinada ao segmento frigorífico. No conceito Smart Knives, é possivel acompanhar todas as etapas do processo da faca, identificar quando foi iniciado seu uso, onde, quem, quando e por quanto tempo foi utilizada e/ou esterelizada. O sistema permite saber ainda quantas vezes a faca foi afiada, qual o tempo de cada afiação, quando foi descartada e qual o motivo do descarte.

A tecnologia usada para o desenvolvimento da linha está baseada na Internet das Coisas, uma tendência mundial para as indústrias 4.0. O sistema funciona por meio de um totem instalado na unidade frigorífica. Com login e senha, é feito o acesso a diversas informações, como avaliação, histórico, usuário e gerenciamento de informações via web. A tecnologia também ajuda no controle estabelecido pela norma NR36. De acordo com o gerente comercial da Mundial, Wagner Huber, a avaliação dos dois primeiros dias da Mercoagro é positiva. “O objetivo na feira é apresentar as novidades. As expectativas de vendas ao longo do ano são positivas”, expõe. As facas chegarão ao mercado em janeiro de 2017.

MOTORES ELÉTRICOS

Expandindo a sua linha de motores elétricos, a SEW-Eurodrive Brasil apresenta dois lançamentos na Mercoagro 2016: os Motores Séries DRN e EDR. Os motores da Série DRN foram desenvolvidos para atender ao nível de rendimento premium, oferecendo redução de consumo de energia. Inova no sistema de monitoração e controle do freio eletromagnético do tipo DUE, que possibilita controlar a abertura e o fechamento do freio, bem como o seu nível de desgaste, por meio de sinal analógico. Possuem registro do Inmetro e estão disponíveis em quatro polos e na faixa de potências de 0,75 KW a 200 KW a partir da carcaça de 80 até 315.

A Série EDR traz motores elétricos de indução de alto rendimento para uso em atmosferas explosivas, que contam com certificação do Inmetro. Com faixa de potência em quatro polos de 0,75 a 45 KW, faz parte do sistema modular, podendo ser acoplado diretamente à Linha de Redutores – Linha 7 da SEW-Eurodrive. Esses motores podem ser instalados em atmosferas explosivas de gás ou de poeiras, nas zonas 1, 2, 21 ou 22 (EPL b e EPL c), atendendo a demanda do mercado e sendo adequado para qualquer grupo de gás e poeira.

ESTEIRA HELICOIDAL

A JA Equipamentos apresenta na feira o transportador helicoidal vertical, um equipamento para transporte vertical, ideal para aplicações que requerem espaços reduzidos. Com componetes modulares, a montagem pode ser feita em diversas formas construtivas e composições versáteis e o sistema de automação permite controlar a quantidade e velocidade dos produtos transportados.

“O transportador helicoidal foi desenvolvido para espaços limitados onde não se consegue instalar elevadores e esteiras. O equipamento tem até 15 metros de altura e atende todas as normas de segurança. Quando decidimos vir para a Mercoagro ficamos um pouco apreensivos devido à crise econômica, mas a feira está ótima. Recebemos a visita de muitos clientes potenciais”, avalia o gerente comercial da empresa, Volmar Boroski.

EFLUENTES

Um flotador e um decanter para tratamento de efluentes de indústrias frigoríficas estão expotos pela Gratt Indústria de Máquinas. O decanter e o tridecanter centrífugo proporcioam separações em fases sólidas e líquidas de maneira eficaz. É uma alta tecnologia que garante desempenho para processos de desidratação mecânica. A flotação por ar dissolvido (FAD) é um processo que pode ser utilizado para o tratamento de efluentes domésticos e industriais que consiste na searação sólido-líquido. Esse sistema é amplamente empregado na remoção de sólidos em suspensão, óleos, graxas e algas. “Na Mercoagro, muitos visitantes vieram com a intenção de conhecer esses dois produtos”, frisa o gerente comerical da Gratt, Gilmir Pomerening.

MERCOAGRO 

A Mercoagro 2016 é organizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e ocorre no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC). O horário de visitação é das 14 às 21 horas. Conta com o apoio institucional do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), do Centro de Tecnologia de Carnes do ITAL, da Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidores de Carne do Estado de Mato Grosso do Sul (Assocarnes), Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV/SIPARGS), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Comerc Energia, Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), entre outras instituições. 

  • JA Equipamentos apresenta o transportador helicoidal vertical
    JA Equipamentos apresenta o transportador helicoidal vertical
  • SEW-Eurodrive Brasil lança os Motores das Séries DRN (foto) e EDR
    SEW-Eurodrive Brasil lança os Motores das Séries DRN (foto) e EDR
  • Mundial lança linha de facas Smart Knives na Mercoagro 2016
    Mundial lança linha de facas Smart Knives na Mercoagro 2016
  • Um flotador e um decanter para tratamento de efluentes de indústrias frigoríficas estão expotos pela Gratt
    Um flotador e um decanter para tratamento de efluentes de indústrias frigoríficas estão expotos pela Gratt

Veja também

Aurora Alimentos cresce no mercado mundial de carnes, apesar dos desafios15/03/16 A Cooperativa Central Aurora Alimentos – terceiro maior grupo agroindustrial do País – obteve nas exportações de carnes 24% de sua receita operacional bruta, em 2015. No ano passado, a receita total fechou em R$ 7,7 bilhões de reais, dos quais, R$ 1,85 bilhão de reais foram vendas externas. O crescimento no comércio mundial foi da ordem de......

Voltar para Notícias (pt)