NOTÍCIAS

Postado em 25 de Junho de 2018 às 11h10

Mercado de trabalho: remuneração no agro cresce mais que a da média brasileira

  • Mercoagro – Edição 2018 -

Entre 2012 e 2018, o salário médio pago ao trabalhador do agronegócio cresceu mais que o recebido pela média da economia brasileira como um todo, segundo cálculos realizados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, com base em informações da PNAD Contínua.
Considerando-se as pessoas empregadas, para o agronegócio, o crescimento da remuneração foi de 10% de 2012 para 2018, enquanto que, para o Brasil, de 6,36%.
Pesquisadores do Cepea destacam que, diante dessa dinâmica, a diferença entre os salários do setor (tipicamente menores) e os da média brasileira tem diminuído a cada ano.
Esse aumento na média salarial do agronegócio, por sua vez, pode estar atrelado aos aumentos de rendimentos para indivíduos isoladamente e também a mudanças no perfil do indivíduo que trabalha nesse setor.
Segundo pesquisadores do Cepea, entre 2012 e 2018, caiu em 4,6 p.p. o peso do segmento primário, que tipicamente paga menores salários, no total de ocupados no agronegócio.
Já para o segmento de agrosserviços, a participação nesse mesmo período aumentou em 3,8 p.p.
Em relação ao nível de instrução, de 2012 para 2018, houve diminuição de 10,3 p.p. na
participação da mão de obra com escolaridade inferior ao ensino médio no total de ocupados no agronegócio, enquanto que a participação dos indivíduos com ensino superior (completo ou incompleto) aumentou em 4,2 p.p.

Fonte: Cepea

Veja também

Maggi: Brasil pode ampliar ainda mais a participação no mercado mundial de aves e suínos31/08/17 Ministro reforça necessidade de fortalecer sistema brasileiro de controle e fiscalização de alimentos Ao discursar na abertura do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs), no Parque Anhembi, em São Paulo (SP), o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse que a cadeia produtiva da avicultura e da suinocultura brasileira tem......
Sanidade avícola é ferramenta para maximização da produtividade10/01/18 A avicultura é um importante setor na economia brasileira. O país ocupa a terceira colocação no ranking mundial de produção de carne de frango.  De acordo com o relatório da Associação......
Aurora amplia o abate de suínos24/10/17 A Cooperativa Central Aurora Alimentos – terceiro maior grupo brasileiro de proteína animal – anunciou que ampliará em 10% o abate industrial diário de suínos até o fim deste ano. O abate crescerá dos......

Voltar para Notícias (pt)