NOTÍCIAS

Postado em 09 de Setembro de 2016 às 15h08

Na Mercoagro, SENAI realiza debates sobre desafios do setor alimentar

Estão abertas as últimas vagas para a programação técnica e científica. Está prevista participação de palestrantes nacionais e internacionais em eventos realizados em paralelo à feira

Os desafios da indústria alimentar de oferecer ao mercado produtos saborosos e nutritivos e também mais naturais, livres ou com teores reduzidos de aditivos, são tema de debates na programação técnica e científica que o SENAI/SC promove durante a Mercoagro 2016 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne), de 13 a 16 de setembro, em Chapecó. 

A programação prevê o 11º Seminário Internacional de Industrialização da Carne, o Workshop Internacional em Inovações Tecnológicas em Processamento de Carnes, Salão de Inovação, Clínica Tecnológica e Laboratório Experimental. Alguns desses eventos são realizados pela entidade desde a primeira edição da Mercoagro. Os eventos são gratuitos e as vagas são limitas. A programação completa, regulamentos e inscrições para as últimas vagas dos eventos podem ser conferidos no site http://sc.senai.br/seminariomercoagro/programacao

11º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA CARNE

De acordo com a coordenadora da Faculdade de Tecnologia SENAI na cidade e professora do curso superior em Tecnologia de Alimentos, Josiane Betat, a demanda por alimentos naturais e livres de aditivos atingiu a indústria de alimentos nos últimos anos. “Cada vez mais preocupado com sua alimentação e saúde, o consumidor analisa e compara os rótulos dos produtos antes da compra”, salienta. A tendência gerou forte impacto na indústria de alimentos, inclusive a de carnes, que trabalha no desenvolvimento de alternativas para atender os desejos do mercado. “É um desafio constante, pois os aditivos químicos utilizados são de grande importância para manter as características de qualidade e segurança, resultado de muitos estudos e pesquisas em busca de alternativas que tornem o produto mais natural, mas que ao mesmo tempo atenda à legislação e respeite as características sensoriais que o consumidor busca”, explica Josiane.

O tema é um dos destaques do Seminário Internacional e será abordado por Poulson Joseph, líder da equipe de aplicação de antioxidantes naturais em produtos cárneos do Laboratório Central de Aplicação da Kalsec – Kalamazzo, dos Estados Unidos. Outros temas do Seminário são o cenário atual e as perspectivas do mercado de proteína animal, inovação em filmes e embalagens, bem-estar dos animais de produção, nitratos e nitritos, Food Defense e prevenção de riscos e controle e identificação de pontos chaves de contaminação na cadeia produtiva de carnes.

O evento é realizado desde 1994, juntamente com a Mercoagro, sempre abordando as principais tendências e tecnologias do setor para um público composto de técnicos, tecnólogos e engenheiros químicos e de alimentos, médicos veterinários, profissionais e estudantes de áreas afins, além dos expositores da feira.

SALÃO DE INOVAÇÃO

O Salão de Inovação será realizado no estande do SENAI, durante a feira. Neste espaço serão apresentados pôsteres com o resumo das conclusões de pesquisas realizadas na área da cadeia produtiva de carnes e leite, elaboradas pelo SENAI Chapecó, bem como empresas e órgãos de pesquisa de Santa Catarina e do Sul do Brasil. 

Além da sessão de pôsteres, haverá uma programação com diversas palestras, de 20 minutos cada, em que serão apresentados os resultados dos trabalhos desenvolvidos com foco em melhorias de processos, produtos e inovação. O objetivo é motivar os profissionais a criar ideias para agregar valor em seus processos e produtos.

CLÍNICA TECNOLÓGICA

A Clínica Tecnológica funciona como consultoria técnica com atendimento individualizado, auxiliando e orientando os participantes interessados, com relação aos assuntos apresentados durante as palestras realizadas no Salão de Inovação.

LABORATÓRIO EXPERIMENTAL

O SENAI Chapecó oferecerá os laboratórios de processamento de carnes e leites, além do auditório, para que os expositores possam instalar e demonstrar seus equipamentos aos clientes, de 13 a 16 de setembro, das 8 às 22 horas, conforme necessidade das empresas e a demanda do público visitante. Por meio do Laboratório Experimental, o expositor fará a apresentação de seus produtos e serviços, ampliando a possibilidade de negócio. O expositor deve entrar em contato com o SENAI (e-mail chapeco@sc.senai.br, telefone 49 3321 7309) para agendar data e horário, informando a infraestrutura desejada para sua demonstração. Um especialista da entidade permanecerá em cada laboratório para acompanhamento e apoio.

WORKSHOP INTERNACIONAL 

Promovido pela empresa Globalfood, em parceria como SENAI Chapecó, o Workshop Internacional em Inovações Tecnológicas em Processamento de Carnes tem como tema central as inovações tecnológicas em processamento de carnes, seguindo as principais tendências do setor como redução de sódio, clean label e sistemas de bioproteção. Além disso, serão apresentados os principais desafios e oportunidades do setor, bem como a viabilidade técnica e econômica para aplicação das inovações tecnológicas na indústria brasileira. O workshop contará com a participação de técnicos e cientistas nacionais e internacionais, como Poulson Joseph; Ben de Haan, especialista em sistemas de bioproteção da DSM Holanda, e Joerg Duepjan, especialista em produção de produtos fermentados e maturados da Lallemand do Canadá e toda a equipe técnica Globalfood.

MERCOAGRO

A Mercoagro 2016 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne) é organizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e ocorrerá de 13 a 16 de setembro no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC). O horário de visitação será das 14 às 21 horas. Reunirá empresas fornecedoras dos mais diversos setores da indústria mundial do segmento, entre eles refrigeração, automação industrial, ingredientes e aditivos, embalagens, transporte e armazenagem, equipamentos e acessórios. Também inclui fabricantes de máquinas, equipamentos, implementos, insumos e instalações para todas as etapas do processo industrial, desde o abate até a embalagem, congelamento, higiene, segurança e análise de processos.

Conta com o apoio institucional do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), do Centro de Tecnologia de Carnes do ITAL, da Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidores de Carne do Estado de Mato Grosso do Sul (Assocarnes), Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV/SIPARGS), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), entre outras instituições. 

Veja também

ACIC apresenta resultados da Mercoagro 201611/11/16 Resgatar a confiança dos expositores e do público da Mercoagro 2016 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne) era o principal objetivo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) ao assumir a promoção da expo-feira. A meta foi atingida. Os dados foram apresentados nesta semana em encontro do......

Voltar para Notícias (pt)