NOTÍCIAS

Postado em 11 de Maio às 15h01

Nova versão de planilha da Embrapa permite acompanhar geração de caixa da granja e custos de produção

  • Mercoagro – Edição 2018 -

A Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária
vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atualizou a planilha eletrônica que ajuda produtores de suínos e de frango de corte integrados na gestão da granja. A nova versão está disponível na página da Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS), no endereço embrapa.br/suinos-e- aves/cias e pode ser baixada gratuitamente.
A nova versão da planilha permite ao produtor integrado e à assistência técnica melhor
interpretar os resultados, porque além de comparar a receita obtida com os custos de produção, também permite acompanhar a geração de caixa da granja e o impacto da prestação do financiamento. A planilha também faz uma análise do resultado e apresenta uma estimativa da Taxa Interna de Retorno (TIR) do investimento realizado.
A planilha interpreta os resultados comparando a receita bruta com os custos de produção
(variável, operacional e total), permitindo uma análise econômica, e também compara a receita bruta (ou entradas de caixa) com as saídas de caixa, fazendo uma análise financeira. A composição dos custos é apresentada em gráfico para facilitar a visualização. O gráfico permite avaliar os itens que mais impactam no custo de produção e na análise do resultado.
Os cálculos da planilha eletrônica seguem a metodologia utilizada pela Embrapa e pelos
principais países produtores. “O objetivo da Embrapa com esta iniciativa é subsidiar a busca da sustentabilidade dos produtores integrados e das cadeias produtivas de suínos e frango de corte no longo prazo. Nesse sentido, é uma importante ferramenta para capacitação de técnicos e produtores na gestão de custos de produção”, diz o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Suínos e Aves, Marcelo Miele.
A planilha já vem preenchida com exemplos de custos de granjas parceiras da Embrapa.
São valores meramente ilustrativos, mas que auxiliam o produtor na inserção dos dados da sua realidade. Acompanha ainda uma cartilha com a ajuda para preenchimento passo a passo.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves

Veja também

Como elaborar emulsões sem glúten22/11/17 Produtos sem glúten se tornaram comuns no mercado, com alguns sinais de que um crescimento anual de 10% é plausível. A indústria cárnea abraçou a oportunidade de rapidamente se adapta à demanda por produtos sem glúten, dado que há várias opções de fabricação de produtos emulsificados que não contêm......
Exportações de carne de frango totalizam 330 mil toneladas em janeiro05/02 Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que os embarques de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 330,9 mil toneladas em janeiro.  O saldo......

Voltar para Notícias (pt)