NOTÍCIAS

Postado em 11 de Maio de 2018 às 15h01

Nova versão de planilha da Embrapa permite acompanhar geração de caixa da granja e custos de produção

  • Mercoagro – Edição 2018 -

A Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária
vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atualizou a planilha eletrônica que ajuda produtores de suínos e de frango de corte integrados na gestão da granja. A nova versão está disponível na página da Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS), no endereço embrapa.br/suinos-e- aves/cias e pode ser baixada gratuitamente.
A nova versão da planilha permite ao produtor integrado e à assistência técnica melhor
interpretar os resultados, porque além de comparar a receita obtida com os custos de produção, também permite acompanhar a geração de caixa da granja e o impacto da prestação do financiamento. A planilha também faz uma análise do resultado e apresenta uma estimativa da Taxa Interna de Retorno (TIR) do investimento realizado.
A planilha interpreta os resultados comparando a receita bruta com os custos de produção
(variável, operacional e total), permitindo uma análise econômica, e também compara a receita bruta (ou entradas de caixa) com as saídas de caixa, fazendo uma análise financeira. A composição dos custos é apresentada em gráfico para facilitar a visualização. O gráfico permite avaliar os itens que mais impactam no custo de produção e na análise do resultado.
Os cálculos da planilha eletrônica seguem a metodologia utilizada pela Embrapa e pelos
principais países produtores. “O objetivo da Embrapa com esta iniciativa é subsidiar a busca da sustentabilidade dos produtores integrados e das cadeias produtivas de suínos e frango de corte no longo prazo. Nesse sentido, é uma importante ferramenta para capacitação de técnicos e produtores na gestão de custos de produção”, diz o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Suínos e Aves, Marcelo Miele.
A planilha já vem preenchida com exemplos de custos de granjas parceiras da Embrapa.
São valores meramente ilustrativos, mas que auxiliam o produtor na inserção dos dados da sua realidade. Acompanha ainda uma cartilha com a ajuda para preenchimento passo a passo.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves

Veja também

Importadores do Catar reafirmam confiança no setor de proteína animal do Brasil03/05/17 O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra foi informado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) que importadores do Catar pretendem incrementar as compras de proteína animal do Brasil. A manifestação foi feita por representantes da Qatar Meat Production, em encontro ocorrido recentemente na......
JAV traz soluções em automação e materiais elétricos26/04/16 Com 25 anos de atuação, a JAV Automação e Materiais Elétricos iniciou as atividades em Joinville (SC) e atua como distribuidora de produtos para automação industrial, instrumentação e materiais......

Voltar para Notícias (pt)