NOTÍCIAS

Postado em 05 de Abril às 11h19

Ressonância magnética ajuda no controle de qualidade de lombos e presuntos

  • Mercoagro – Edição 2018 -

Pesquisadores da Universidade de Extremadura, na Espanha, desenvolveram um método
que permite determinar as propriedades de lombos e presuntos inteiros usando a ressonância magnética, a mesma técnica não invasiva usada na medicina. Conforme os pesquisadores, o método já foi disponibilizado para a indústria de carne. A informação é do Feed Stuffs.
A ressonância magnética é comumente usada na medicina para examinar órgãos e estruturas do corpo humano, mas agora pesquisadores do Instituto de Carnes (IProCar) da Universidade de Extremadura aplicaram essa mesma tecnologia para verificar as características de presuntos e lombos sem precisar destruí-los.
A partir das imagens das peças, os cientistas analisam algoritmos computacionais e extraem valores numéricos aos quais aplicam métodos estatísticos. Desta forma, as características de qualidade dos produtos à base de carne podem ser previstas.
“A técnica permite conhecer parâmetros como a quantidade de gordura, umidade, cor e alguns atributos sensoriais do produto e, no caso do presunto, também monitorar a difusão do sal durante os diferentes estágios do processo de maturação”, descreveu Trinidad Pérez, membro do IProCar.
Segundo os autores do estudo, a tecnologia combinada é uma alternativa aos métodos
destrutivos de controle de qualidade atualmente utilizados, além de oferecer resultados quase em tempo real.
“Colocamos à disposição da indústria de carnes um método eficaz para obter imagens de
qualquer peça de carne – não apenas lombos e presuntos – de maneira não invasiva, permitindo, além disso, sua posterior comercialização”, disse Pérez. “Sua implementação na indústria de carne é apenas uma questão de tempo, finalizou.”

Fonte e foto: Suíno.com

Veja também

Lista de diárias durante a Mercoagro 2016 é divulgada11/04/16 Os visitantes e expositores que movimentarão Chapecó durante a Mercoagro 2016 já podem se organizar em relação à hospedagem. Nessa semana, a comissão organizadora divulgou os valores e as opções de hospedagem de Chapecó e região durante a feira.  A Mercoagro, que possui apoio institucional do Banco Regional de Desenvolvimento do......
Santa Catarina quer exportar carne suína para o México02/07 O agronegócio de Santa Catarina parte para mais uma conquista. Governo do Estado e agroindústrias querem exportar carne suína catarinense para o México, e o governador Eduardo Pinho Moreira irá chefiar uma missão......
Condensadores ATC e PHC serão apresentados pela Evapco24/05 A Evapco Brasil Equipamentos Industriais é uma empresa norte americana, fundada em 1976. Com 25 fábricas em dez países (inclusive no Brasil), mais de 45 patentes internacionais e um centro de P&D de 6.000 metros nos EUA, é......

Voltar para Notícias (pt)