NOTÍCIAS

Postado em 14 de Setembro de 2016 às 13h53

Salão da Inovação incentiva o desenvolvimento de novos produtos

Linguiça defumada maturada de ovinos, presunto defumado de tilápia, quibe de cordeiro, creme de leite de arroz-vegano, patê de fígado de rã-touro, queijo tipo cottage sem lactose com adição de fibras e redução do sódio e da gordura e manteiga extra sem lactose com redução de sódio e adição de ômega 3. Essas são as pesquisas desenvolvidas na área da cadeia produtiva de carnes e leite pelo SENAI Chapecó e apresentadas no Salão da Inovação, que ocorre no estande do SENAI/FIESC, no Pavilhão Vermelho, rua 1.700, dentro da programação paralela a Mercoagro 2016, que prossegue até esta sexta-feira (16), em Chapecó. 

Essas inovações estão apresentadas nos pôsteres com explicação do processo, justificativa da importância da pesquisa e conclusões dos estudos. Também são explicitadas durante as minipalestras, que ocorrem diariamente com duração de 20 minutos. Nos eventos, são apresentados os resultados dos trabalhos desenvolvidos com foco em melhorias de processos, produtos e inovação, para motivar os profissionais a criar ideias para agregar valor em seus processos e produtos. 

INOVAÇÃO 

A produção do presunto defumado de tilápia com redução de sódio foi motivada pela grande quantidade de subproduto de baixo valor comercial que é gerado pelo processo de filetagem do peixe. Para a elaboração desta inovação considerou-se o valor nutritivo do pescado, rico em proteínas de alto valor biológico e outros nutrientes essenciais e a possibilidade de desenvolver novos produtos para consumo humano a partir dos subprodutos do processo de industrialização do pescado.

O presunto defumado de tilápia é obtido a partir dos descartes de pescado, que seriam eliminados no processo de padronização do filé. Após o processamento, são submetidos ao tratamento para redução de sódio e, então, realizado o processo térmico.
Segundo a pesquisadora e docente Fabiane Soares, de Videira (SC), a metodologia utilizada para apresentar as inovações é interessante, pois usa dados das pesquisas, exemplos de processo e esclarecimentos de dúvidas. “Conseguimos elucidar pontos específicos e discutir alguns resultados”, ressaltou.

Para a consultora em qualidade de alimentos Tainara Cristina Ferreira e Lopes e a médica veterinária Flávia Maciel Chaves, de Belo Horizonte (MG), participar do Salão da Inovação é uma oportunidade para esclarecer dúvidas e debater situações do cotiado. “Além disso, incentiva o desenvolvimento de novos produtos”, complementaram.

PROGRAMAÇÃO DO SALÃO DA INOVAÇÃO

Nesta quarta-feira (14), serão realizas as seguintes palestras: às 15 horas “Aplicação do método de cromatografia gasosa na avaliação de compostos voláteis indesejáveis em embalagens de iogurte”, com Solomon Kweky Sagoe Amoah, do Instituto SENAI de Tecnologia (IST) em Alimentos e Bebidas; às 17 horas “Avanços em biotecnologia molecular”, com Daniel Tasca, da 3M; às 19 horas “Processos de separação por membranas aplicados no desenvolvimento de novos produtos lácteos: teoria e prática”, com Andréia Faion e Josiane Kilian da Faculdade de Tecnologia SENAI Chapecó.

Na quinta-feira (15), estão programadas as seguintes palestras: às 15 horas “Segurança de Alimentos”, com Gabrielle Chiarini, do IST em Alimentos e Bebidas; às 17 horas “Industrialização de carne de ovinos”, com Milto Defaveri, do IST em Alimentos e Bebidas; e às 19 horas “Carbonização hidrotermal – tratamento de resíduos e eliminação do passivo ambiental” com Eduardo Raphael Nielsen Wiens, diretor da Grenol do Brasil/Biokraft.

No último dia da feira (16), ocorrerão as seguintes palestras: às 15 horas “Padronização de produtos cárneos prontos para consumo com utilização do nariz eletrônico”, com Solomon Kweky Sagoe Amoah, do IST em Alimentos e Bebidas; às 17 horas “Rotulagem e aprovação de rotulagem”, com Jamil Correia da Silva Junior, médico veterinário oficial, coordenador/auditor SIE CIDASC no Departamento Regional de Xanxerê; às 18 horas “Rotulagem de alergênicos: adequação e resolução RDC 26/2015 da ANVISA”, com Gabrielle Chiarini, do IST em Alimentos e Bebidas e, no mesmo horário, às 18 horas, “Tendências e inovações em desenvolvimento de produtos cárneos”, com Kátia Verdi, do IST em Alimentos e Bebidas. 

MERCOAGRO 2016

A Mercoagro 2016 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne) é organizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e prossegue até sexta-feira (16), no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC). O horário de visitação é das 14 às 21 horas. 

A feira conta com o apoio institucional do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), do Centro de Tecnologia de Carnes do ITAL, da Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidores de Carne do Estado de Mato Grosso do Sul (Assocarnes), Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV/SIPARGS), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Comerc Energia, Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), entre outras instituições. 

  • As pesquisas estão apresentadas nos pôsteres
    As pesquisas estão apresentadas nos pôsteres
  • As inovações também são explicadas durante as minipalestras
    As inovações também são explicadas durante as minipalestras
  • Médica veterinária Flávia Maciel Chaves e a consultora em qualidade de alimentos Tainara Cristina Ferreira e Lopes
    Médica veterinária Flávia Maciel Chaves e a consultora em qualidade de alimentos Tainara Cristina Ferreira e Lopes
  • Para a pesquisadora e docente, Fabiane Soares, é interessante a metodologia utilizada para apresentar os temas <br> <br>
    Para a pesquisadora e docente, Fabiane Soares, é interessante a metodologia utilizada para apresentar os temas

Veja também

Mercoagro 2018 é apresentada em feira na Colômbia20/11 A próxima edição da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro) foi apresentada e divulgada na 14ª Feira Internacional de Processamento e Embalagem para as Indústrias de Alimentos, Cosméticos e Produtos Farmacêuticos (Andina Pack), realizada neste mês, em Bogotá, na Colômbia. A diretora da......
Fluxo Eletrônica apresentará insensibilizadores para suínos e aves06/12 Fabricante de equipamentos eletrônicos industriais, a Fluxo Eletrônica Industrial LTDA estará na Mercoagro 2018 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne), programada para o......
Mercoagro 2018: lançamento oficial será nesta semana12/09 Empresários, expositores, apoiadores, autoridades e profissionais de imprensa participam às 19h30 nesta quinta-feira (14), na cantina do Cesec, em Chapecó, do lançamento de uma das maiores feiras técnicas da indústria......

Voltar para Notícias (pt)