NOTÍCIAS

Postado em 26 de Junho às 17h12

Suinocultura se reúne para discutir desafios e oportunidades

  • Mercoagro – Edição 2018 -

A suinocultura vem enfrentando momentos desafiadores nos últimos meses. Para tratar deste assunto, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) convocou os presidentes e gestores das associações estaduais e regionais ligadas à entidade para um encontro, nos dias 20 e 21 de junho, em Brasília (DF), com o intuito de interação e fortalecimento das lideranças. O evento também contou com homenagens para importantes personalidades do setor.
O encontro teve início na noite da última quarta-feira (20), com uma palestra motivacional
de tema "Você líder da sua vida e de seus resultados" com o psicólogo, master coach e consultor de empresas, Jairo Martiniano. Na quinta-feira (21), o presidente da ABCS conduziu a Assembleia de prestação de contas da entidade de 2017 e foram abordados temas relevantes para a cadeia suinícola.
Iuri Machado, consultor da entidade e presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos
da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ministrou a palestra “Mercado de Suínos e de Grãos: Tendências e Perspectivas”; e a consultora de Relações Governamentais, Ana Paula Cenci, apontou as intervenções políticas da Associação em prol do setor e os principais desdobramentos do workshop de gestores realizado em 2017.
As consultoras de comunicação e marketing da ABCS, Danielle Sousa e Tayara Beraldi,
apresentaram os dados da pesquisa feita pela FIESP “A mesa dos brasileiros: Transformações, Confirmações e Contradições”, com informações que sobre os principais aspectos que influenciam o consumidor na hora de comprar e escolher com o que se alimentar. Logo após, a diretora de projetos e marketing da ABCS, Lívia Machado, expôs aos presentes os principais pontos do Integrasui – Aprimoramento da gestão da Cadeia Produtiva de Suínos do Brasil, projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae Nacional que viabiliza ações que visam a integração e o fortalecimento da suinocultura brasileira e as ações de marketing da ABCS.
O supervisor de marketing do frigorífico Saudali, César Godoi, elogiou os temas propostos.
“Os pontos apresentados a partir dessa pesquisa são interessantes pra gente, enquanto indústria, para definição de estratégias de marketing, ações, definição de canal, de cliente. Com certeza, esta é uma oportunidade de promover a união entre setor produtivo e indústria”, ressaltou.
Participaram do evento representantes de três frigoríficos, três associações regionais e onze estaduais, sendo eles Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e o Distrito Federal. As lideranças tiveram espaço para expor o posicionamento de cada estado, de acordo com os assuntos debatidos durante o dia.
Aline Nitz, gestora executiva da Associação dos Suinocultores do Espírito Santo (ASES),
considerou o encontro relevante e realçou os conteúdos abordados. “É um momento muito
apropriado para a discussão de todos esses assuntos sobre expectativas com relação a grãos e ao nosso mercado e, mais importante ainda, em função do momento que a gente está vivendo, foi a palestra motivacional. Ela foi fundamental para gente ter fé e coragem, como foi ensinado, e tentar ver as coisas com uma outra perspectiva, saindo daqui com ânimo renovado”.
O presidente da Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (ASTAP), Valder Caixeta, acredita que é um bom período para reunir todas as associações e
discutir a situação difícil que a suinocultura passa desde o início do ano. “É importante pra gente trocar ideias, mover ações estratégicas e atuar no marketing da carne suína, para que possamos aumentar e garantir nossa colocação no mercado e ver a melhoria de preços. Isso motiva o setor e garante a sustentabilidade da nossa cadeia”.
Marcelo Lopes, presidente da ABCS, enfatiza a relevância de conseguir juntar os principais
representantes do setor e realizar essa aproximação para buscar as soluções adequadas. “A
junção das ideias trazidas por cada uma das lideranças é muito importante porque eles trazem as suas demandas e propõem novas ações, e nós conseguimos convergir num ponto que seja melhor para a suinocultura do país”.
O evento também contou com um momento de descontração com o lançamento da
campanha para a Copa “Entre em campo com mais carne suína: Juntos com o Brasil”, iniciativa da ABCS por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS). Na oportunidade, foram apresentadas a estratégia da ação voltada para consumidores e setor e as principais peças. Para engajar o setor, o presidente Marcelo Lopes convocou todos os presentes para participarem de um grito com todos vestindo a camisa.
HOMENAGENS
O Encontro de Presidentes e Gestores da ABCS também foi palco de homenagens e
agradecimentos. A entidade agradeceu o apoio de entidades parceiras, entre elas o Banco do Brasil, representado no evento pelo diretor de Agronegócio, Marco Túlio da Costa, e os gerentes executivos da Diretoria de Agronegócio da instituição, Antônio José Banhara e Álvaro Tosetto. O gerente da unidade de atendimento setorial agronegócios do Sebrae, Augusto Togni, também recebeu um agradecimento de todo Sistema ABCS pelo seu trabalho em prol da competitividade da suinocultura.
A ABCS prestou uma homenagem especial ao ex-presidente Rubens Valentini, em virtude
da notícia de sua aposentadoria. O suinocultor esteve à frente da associação de 2005 a 2009, com uma gestão marcada pela estruturação do escritório executivo que passou a atuar na capital do país, aumentando sua visibilidade, e pelo investimento no trabalho de marketing de promoção da carne suína. “O mais gostoso é ver que o espírito continua, porque tem inúmeras instituições em que um trabalho é construído e outras gerações vêm, destroem e começam por outro caminho.
E nós não, nós continuamos, com a turma nova alargando e dando andamento aos rojetos, e isso eu acho fantástico”, destacou Valentini.

Fonte: Suinocultura Industrial

Veja também

Ministro Blairo Maggi defende carne brasileira22/03/17 O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, defendeu no sábado (18) em Cuiabá o sistema de inspeção agropecuária brasileiro e disse que a fiscalização é “forte, robusta e séria”. Segundo ele, o ministério está tomando todas as providências sobre as denúncias levantadas pela......
Montemil apresentará mix de produtos na Mercoagro 201612/07/16 Com atuação em todas as regiões do Brasil, América Latina e Europa, a Montemil Industrial é uma das maiores e mais completas empresas do segmento na fabricação de equipamentos para a indústria......

Voltar para Notícias (pt)