NOTÍCIAS

Postado em 18 de Junho às 13h34

Temer sanciona lei que tira fiscalização de produtos artesanais do MAPA

  • Mercoagro – Edição 2018 -

Sancionada na última semana pelo presidente Michel Temer, a lei 13.680/18 tira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a fiscalização de produtos artesanais de origem animal. O anúncio foi realizado no Diário Oficial da União.
A aprovação havia sido efetuada pelo Senado em maio deste ano e é válida para a
comercialização entre os Estados. OCFMV declarou em nota que a medida pode aumentar o risco de contaminação por esse tipo de produto.
A fiscalização passa a ser realizada pelos órgãos estaduais. Anteriormente a lei estabelecia
que os produtos fossem vendidos apenas com o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
"É permitida a comercialização interestadual de produtos alimentícios produzidos de forma artesanal, com características e métodos tradicionais ou regionais próprios, empregadas boas práticas agropecuárias e de fabricação, desde que submetidos à fiscalização de órgãos de saúde pública dos Estados e do Distrito Federal", segundo o artigo 10º da lei.

Fonte: Valor Econômico, adaptado pela equipe feed&food

Veja também

Novos mercados se apresentam para a carne produzida em Santa Catarina19/04 De olho no mercado internacional, Santa Catarina quer ampliar as exportações de carnes. De acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nos próximos dias, Coreia do Sul, China, México e Indonésia devem aumentar as compras de carnes brasileiras – principalmente carne suína e de frango, que são......
Software auxilia avicultores no uso de dados nutricionais e produtivos05/12/17 Com o objetivo de colaborar com as empresas avícolas na transformação de seus dados nutricionais e produtivos em conhecimentos, que causam impacto real na rentabilidade da agroindústria, a......

Voltar para Notícias (pt)