Notícias

Mesal - 40 anos desafiando limites

06/Novembro/2020
Compartilhar:

A vida é uma eterna sucessão de oportunidades e desafios que o destino nos oferece. O dia seguinte nasce nos convidando a sermos melhores do que ontem. E ser melhor não significa necessariamente acertar sempre, significa aprender com os eventuais tropeços. São as experiências que ensinam a escolher com mais sabedoria no presente.

Em outubro de 2020, a Mesal completou 40 anos de vida. Para alcançar esta marca, foi preciso vencer incontáveis desafios. Ultrapassou barreiras que jamais pensaria encontrar quando abriu as portas. Entre essas quatro décadas, alguns momentos marcaram mais profundamente e é através deles que a história da empresa é contada.

O início da empresa foi marcado pelo desenvolvimento de equipamento simbólico para o mercado vinícola da época: a desengaçadeira (moedora de uvas) e em 1984, a máquina rolhadora. Uma máquina totalmente nacional, com tecnologia europeia.

A solução dessas máquinas, produzidas totalmente no Brasil, permitiu que muitas das empresas vinícolas evoluíssem seus processos e multiplicassem sua produtividade. A desengaçadeira (moedora de uva) e a rolhadora da Mesal eram objetos de desejo para muitos cantineiros da década de 1980.

Em 1998, se consolidou o desenvolvimento da máquina batizada de “Tribloco”. Uma máquina que cumpria os processos de lavar, encher e tampar as garrafas. O novo equipamento foi um marco importante na trajetória da Mesal, consolidando a empresa, que já iniciava o atendimento de projetos para empresas líderes de mercado no Brasil. O sucesso do lançamento expandiu fronteiras: em 1999, a solução da empresa bento-gonçalvense foi destaque na Revista Envase Italiano, publicação cuja repercussão no mercado permitiu o início das operações de exportações.

O Peru foi destino da primeira operação da Mesal fora do Brasil, realizada em 2001. O risco e as incertezas de fazer uma exportação naquele momento eram gigantes, por se tratar de um projeto completamente customizado e desenvolvido de forma exclusiva. Os diretores Ivanor Fabbris e João Paulo Kronhardt lembram desse momento como se ele representasse uma grande aposta na competência da equipe, uma vez que se qualquer aspecto do projeto apresentasse falha, as perdas seriam imensas e comprometeriam o futuro da empresa.

O projeto foi um sucesso e a partir daí a Mesal iniciou um processo de expansão internacional que nunca mais teve fim. Com cada vez mais projetos encomendados dentro e fora do Brasil, a expansão da empresa passou a ser uma consequência previsível. Em 2004, o que começou como uma pequena metalúrgica, alcançou o crescimento significativo de mão de obra.

O mercado internacional se consolidou cada vez mais e a empresa passou a ser um player respeitado em praticamente todos os continentes. É possível afirmar que as principais empresas de bebidas do continente, em algum momento destes 40 anos, passaram pelo desenvolvimento das tecnologias produzidas pela Mesal, que hoje está presente em mais de 30 países.

Em 2008, mais um momento simbólico. A franca expansão dos negócios da empresa fez com que ela buscasse soluções para que a organização da empresa acompanhasse a evolução do maquinário produzido por ela. Foi então que a Mesal adquiriu seu primeiro ERP (sigla em inglês para sistema de gestão integrada), trazendo ainda mais profissionalismo a todas as suas ações.

No mesmo ano, a empresa consolidou a atuação no mercado de envase e passou a atuar fortemente na criação de equipamentos para o setor. Em 2010 iniciava a produção de paletização e movimentação de forma exclusiva e customizada, com projetos desenvolvidos pela engenharia da empresa, incluindo as mais avançadas tecnologias disponíveis no mundo.

A essa altura, a empresa já era reconhecida internacionalmente como uma das referências em função do compromisso com a inovação, desenvolvendo soluções sob medida para as indústrias de bebidas e alimentos, que passam a ser marca registrada da empresa. A cada projeto, um novo desafio começava e um novo passo rumo à excelência era dado.

A valorização das pessoas que fizeram e fazem a história da Mesal reforça o entendimento de que o ser humano é o verdadeiro diferencial de qualquer organização e mantém a empresa em sua trajetória de sucesso. A qualificação dos colaboradores se funde com a vocação inovadora e tecnológica da Mesal, permitindo a aplicação integral dos conceitos de indústria 4.0 e da robotização de processos.

“Chegamos aos 40 anos de alma renovada, repletos de novas ideias e planos. Estamos prontos para encarar o futuro de frente, trazendo conosco a maturidade de quatro décadas na criação de máquina e equipamentos. Nosso maior orgulho é olhar para trás e ver que, ao longo desse período, construímos uma empresa sólida e com um ambiente que permite aos nossos colaboradores sentirem-se seguros e orgulhosos do que fizemos até aqui. Fica aqui o nosso agradecimento a todos que nos ajudaram a construir essa trajetória. As pessoas são a parte mais importante e que tornaram a construção dessa história possível de ser comemorada, ainda mais em um ano cheio de desafios, como está sendo esse 2020”, assinalam os diretores.

A Mesal apresentará seus produtos na 13ª edição da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro), programada para março de 2021, em Chapecó (SC).

A empresa estará no Pavilhão Vermelho, Rua 1600, Estande nº 1630. Mais informações no site https://www.mesal.com.br/pt.

MERCOAGRO

A 13ª Mercoagro está programada para o período de 16 a 19 de março de 2021, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC). Contará com 231 estandes, mais de 400 marcas representadas, entre 15 mil e 20 mil visitantes/compradores e previsão de negócios de US$ 200 milhões de dólares.

A feira é promovida e organizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), com patrocínio da Aurora Alimentos, BRDE, Unimed Chapecó e Sicredi, parceria da Prefeitura de Chapecó e apoio do Nucleovet, Abrafrigo, Facisc, Unoesc, Embrapa, Sincravesc, Asgav/Ovos RS, Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau, ABPA, Sihrbasc, Fiesc, Senai, Sesi, Unochapecó, Sebrae, Safetrading e Sicoob. A comercialização é da Enterprise Feiras e Eventos. Mídia oficial: revistas Agro & Negócios, Frigonews e Mais Carne.

Mais informações no site www.mercoagro.com.br.

APP Mercoagro

Baixe nosso App
e acompanhe a
Mercoagro na
palma da mão

App Mercoagro - Google playApp Mercoagro - App Store