Notícias

Procura por certificação halal cresce após abertura da Indonésia para carne bovina

Procura por certificação halal cresce após abertura da Indonésia para carne bovina
01/Outubro/2019
Compartilhar:

A procura dos frigoríficos brasileiros pela certificação halal aumentou desde que a Indonésia anunciou a abertura de seu mercado para a carne bovina do Brasil no fim de agosto, disse o presidente da empresa certificadora Siil Halal, Chaiboun Darwiche, à CarneTec na semana passada.

“Houve aumento de 2,5% na procura por certificação halal após a abertura de mercado da Indonésia”, disse Darwiche.

O selo halal atesta conformidade da produção de alimentos com as regras da religião islâmica. O Brasil já é o maior produtor e exportador mundial de carnes de frango e bovina halal do mundo.

“Atualmente 76% dos frigoríficos nacionais estão habilitados para atender o mercado halal”, disse Darwiche.

Dez plantas brasileiras de carne bovina foram habilitadas a exportar o produto para a Indonésia, conforme informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) brasileiro à época do anúncio da abertura. A expectativa de agentes do mercado é de que outras empresas possam também ser autorizadas pelo país asiático no futuro.

O processo para obtenção do selo Siil Halal é iniciado com o preenchimento de formulário pelo frigorífico, com informações sobre a empresa e os produtos que buscam certificação, segundo Darwiche.

Após uma checagem protocolar, é assinado contrato para iniciar o processo de auditoria documental, treinamento das equipes, do frigorífico, instalações de supervisores, degoladores muçulmanos e auditoria local com auditor líder, religioso e técnico.

Em seguida, o comitê de decisão realiza a aprovação e a indústria recebe o certificado que habilita a planta, permitindo que as embalagens dos produtos recebam o selo Siil Halal.

Fonte: CarneTec

Termos de Uso e Aviso de Cookies

Cookies: a Mercoagro salva estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, obtenha mais informações em nossa Política de Privacidade


Realização:

ACIC Chapecó

Comercialização:

Enterprise

Parceira:

Prefeitura de Chapecó