Notícias

Sebrae/SC auxilia empresários na expansão dos negócios

Sebrae/SC auxilia empresários na expansão dos negócios
06/Novembro/2019
Compartilhar:

Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia do Estado é a missão do Sebrae/SC. Para isso, a entidade promove cursos de capacitação, facilita o acesso a serviços financeiros, estimula a cooperação entre as empresas, apoia a realização de feiras setoriais e rodadas de negócios e incentiva o desenvolvimento de atividades que contribuem para a geração de emprego e renda. O propósito é impulsionar o empreendedor ao sucesso.

Todas essas ações estão focadas em auxiliar os empresários a expandir o campo de atuação de seus negócios, tanto no acesso a novos parceiros quanto na conquista de novos clientes. Exemplo disso é o Programa Estadual de Acesso a Mercado, que contribui na expansão das vendas das empresas.

Essa iniciativa do Sebrae/SC estará em evidência durante a Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro 2020), programada para o período de 15 a 18 de setembro de 2020, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó. A iniciativa é da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), com apoio das principais entidades do setor agroindustrial da proteína animal.

“O Sebrae/SC coordenará, junto com a FIESC/Senai Chapecó e a Unochapecó a programação de eventos técnicos e científicos com o propósito de colaborar para que as empresas melhorem seus desempenhos tanto na gestão quanto da conquista de novos mercados”, afirmou o gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, ao relatar que a entidade tem compromisso com o resultado, em promover conhecimento, em incentivar a inovação e na valorização humana.

CASE DE SUCESSO

Com a fabricação de quiosques para cachorro-quente surgiu em 1998 a JA Tecnologia em Equipamentos Industriais, de Chapecó (SC). A diretora da empresa Ivanete Matte relata que os três sócios não tinham experiência em gestão, iniciaram em uma sede de 150 metros quadrados e o primeiro trabalho foi gratuito: o conserto de esteira de frigorífico em Passo Fundo (RS).

A história da empresa é marcada por desafios, superação e persistência. Em 2000, com o crescimento da organização, ampliação do número de funcionários, ocorreu também mudança na sociedade e a constatação de que os resultados obtidos não eram satisfatórios. “Busquei auxílio no Sebrae e iniciamos uma consultoria. Seguimos todas as orientações do consultor e, com isso, redefinimos o planejamento, o foco e as ações do negócio”, comenta.

Em 2015, implantamos um novo projeto de gestão e foram estruturados diversos setores da empresa, a exemplo do financeiro, comercial e recursos humanos, com a contribuição de uma consultoria especializada. “Estávamos decididos a investir na produção e no crescimento. Aliado a isso, começamos a participar de feiras, como a Mercoagro”, explica Ivanete.

Atualmente, a empresa tem uma sede com 3.500 metros quadrados e 98 colaboradores. Atua no setor de agroindústrias com soluções efetivas, tecnológicas e inovadoras que contribuem para o crescimento contínuo e sustentável. Além disso, desenvolve projetos customizados para toda a linha de produção da indústria frigorífica e alimentícia e consolidou-se como uma grande exportadora para o mercado mundial.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

A programação paralela da Mercoagro 2020 é coordenada pela FIESC/Senai Chapecó, pelo Sebrae/SC e pela Unochapecó e está integrada à coordenação geral da Mercoagro. Compõem a iniciativa o 13º Seminário Internacional de Industrialização da Carne, Salão de Inovação, Clínica Tecnológica, Unidade Móvel SENAI, Cursos Internacionais e o Laboratório Experimental, coordenados pela FIESC/Senai.

A Sessão de Negócios estará sob coordenação do Sebrae/SC e trata-se de um evento aberto ao público, no qual as empresas participantes apresentam para outras suas ofertas ou demandas de produtos e serviços em um determinado espaço de tempo. O objetivo é prospectar novos clientes e/ou fornecedores, além de estabelecer parcerias para geração conjunta de novos negócios.

O Hackaton Mercoagro Chapecó@, Programa Cooperação Unochapecó/Universidade e Empresa e Roda de Conversa – Hub Agro Chapecó@ são organizados pela Unochapecó. Além do Meetup Mercoagro, sob coordenação da Unochapecó e do Sebrae/SC, que são encontros informais para estimular o networking e a troca de conhecimento entre os profissionais, empresários e investidores.

Também fazem parte da programação o Painel Classificados Mercoagro, Painel Relacionamentos de Negócios, Mercoshow, Rede de Negócios Mercoagro Online e Conexão Mercoagro, com coordenação da organização da feira.

MERCOAGRO 2020

A feira é promovida e organizada pela ACIC, com patrocínio da Aurora Alimentos, Unimed Chapecó e Sicredi, parceria da Prefeitura de Chapecó e apoio do BRDE, Nucleovet, Abrafrigo, Facisc, Unoesc, Embrapa, Sincravesc, Asgav/Ovos RS, Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau, ABPA, Sihrbasc, Fiesc, Senai, Sesi, Unochapecó, Sebrae e Safetrading. A comercialização é da Enterprise Feiras e Eventos. A mídia oficial é da revista Agro & Negócios, Frigonews e Mais Carne.