Notícias

Carne de frango: evolução da produção, das exportações e da disponibilidade interna

01/Março/2024
Compartilhar:

Considerada exclusivamente a carne de frango proveniente de abatedouros operantes sob inspeção (federal, estadual ou municipal), a produção de carne de frango em tempos de Covid-19 (2020 a 2023) aumentou perto de 15% em relação ao período pré-Covid (2019), evoluindo a uma média ligeiramente superior a 3% ao ano.

Já as exportações do produto – 100% provenientes de abatedouros sob inspeção (no caso, a federal) – aumentaram 21,5%, média de 5% ao ano.

Em decorrência deste último aumento – inédito há um bom tempo – o incremento mais moderado recaiu sob a disponibilidade interna da carne de frango, que evoluiu pouco mais de 10%, aumentando a uma média de, aproximadamente, 2,5% ao ano.

Mais moderado – ressalte-se – mas ainda assim com evolução real positiva, pois em índices bastante superiores aos da evolução da população que, segundo o IBGE, aumentou nos últimos 10 anos a uma média anual pouco superior a meio por cento.

Ou seja: houve aumento real na disponibilidade (e no consumo interno) per capita do produto.

É sempre oportuno ressaltar que os números presentes se referem apenas à carne de frango proveniente de estabelecimentos sob inspeção. Ou seja: ainda há uma produção que, não sendo exportável (por não passar pela inspeção) é destinada integralmente ao mercado interno. E isto eleva, alterando significativamente, a disponibilidade interna e o consumo per capita.

Fonte: AviSite

Termos de Uso e Aviso de Cookies

Cookies: a Mercoagro salva estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, obtenha mais informações em nossa Política de Privacidade