Notícias
Julho começa bem e pode propiciar novo recorde mensal nas exportações de carne de frango

Embora possam conter valores não contabilizados de junho passado, os primeiros números acerca das exportações de carne de frango de julho corrente são alvissareiros, pois alcançam valor – 24.337 toneladas diárias entre os dias 1 e 5 – que não era observado há bom tempo.
Porém, não é isso que deve propiciar novo recorde mensal nas exportações do produto in natura e, sim, o fato de julho corrente ser um dos dois mais longos meses do ano em termos de dias úteis. Ou seja: serão, junto com outubro próximo, 23 dias úteis no mês, contra – por exemplo – 20 dias úteis em junho passado ou 21 dias úteis em julho de 2023.
Para ilustrar o que isso pode representar, nos seis primeiros meses de 2024 foram embarcadas, em média, perto de 19.700 toneladas diárias de carne de frango. Mantida essa média, o total mensal de julho já se igualaria às 453 mil toneladas de abril passado, por ora recorde deste ano.
Ocorre, porém, que, no segundo trimestre de 2024, a média diária embarcada ficou sempre acima das 20 mil toneladas (20.417 toneladas é o volume mais exato). E isto se repetindo, serão, aproximadamente, 470 mil toneladas no mês, resultado superado apenas pelas (quase) 484 mil toneladas de março de 2023.
Por ora, porém, isso tudo é pura especulação. O que importa, no momento, é que, transcorrida pouco mais da metade do ano, o volume total já embarcado supera os 2,5 milhões de toneladas, quantidade que deve ser mais do que dobrada nesta segunda metade de 2024.
Fonte: AviSite