Notícias
China suspende bloqueio e volta a importar frango do Brasil
Decisão reforça confiança na sanidade avícola brasileira após o país comprovar controle total sobre o único foco de gripe aviária registrado em 2024
A retomada das importações de frango brasileiro pela China, anunciada nessa sexta-feira (7), representa mais do que o restabelecimento de um fluxo comercial bilionário, é um voto de confiança na solidez da sanidade avícola do Brasil. O embargo, imposto em maio após um único caso de gripe aviária em uma granja de Montenegro (RS), havia gerado apreensão no setor, mas o rápido controle da situação e a transparência nas ações do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) garantiram a reabertura do mercado asiático.
Publicidade
Para o Brasil, maior exportador mundial de carne de frango, a medida ultrapassa o valor comercial direto. Em 2024, a China importou mais de 560 mil toneladas do produto brasileiro e o retorno desse fluxo reforça a confiança internacional na sanidade avícola nacional. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), “a retomada das compras é um sinal claro de confiança na eficiência dos protocolos sanitários brasileiros e no compromisso do país com a biossegurança”.
Além disso, a reversão do embargo vem após o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) declarar oficialmente o Brasil livre da gripe aviária no dia 18 de junho — após serem cumpridos protocolos internacionais e 28 dias sem novos casos — e após auditoria técnica feita por comitiva chinesa em setembro que confirmou o controle do foco. A situação reforça o posicionamento estratégico brasileiro no comércio global de proteínas e na segurança alimentar internacional.
Por Felipe Machado
Fonte: Feed And Food
Foto: CANVA PRO