Notícias

Parceria em segurança alimentar é tema de evento promovido pela ABPA na Índia

Parceria em segurança alimentar é tema de evento promovido pela ABPA na Índia
21/Janeiro/2020
Compartilhar:

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promoverão na quinta-feira (23), em Nova Délhi, na Índia, um seminário para tratar de parcerias entre Brasil e Índia na área de segurança alimentar.

Segundo nota da ABPA divulgada na segunda-feira (20), o seminário “Complementariedade e Parcerias para a Segurança Alimentar” terá apresentações da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; do Embaixador do Brasil na Índia, André Correa do Lago; do presidente da Apex-Brasil, contra-almirante Sergio Ricardo Segóvia Barbosa; além do diretor executivo da ABPA, Ricardo Santin.

Além de destacar parcerias para a ampla oferta de alimentos à população indiana, o evento abordará o modelo produtivo brasileiro, focado na qualidade dos produtos, no status sanitário e na sustentabilidade da produção.

“Queremos reforçar nossa posição como nação parceira para a oferta de proteína animal em complemento à produção local, no momento em que a economia da Índia cresce, juntamente com a renda média da população, o que naturalmente deve incrementar a presença de cárneos na dieta indiana”, disse Santin no comunicado.

REDUÇÃO DE BARREIRAS TARIFÁRIAS

O evento desta semana antecede missão presidencial do Brasil ao país asiático. Além do seminário, a ABPA entregou à Presidência da República do Brasil e à ministra da Agricultura as demandas do setor produtivo na pauta de negociações com a Índia. A principal delas é a redução das tarifas para a importação de carnes de frango e suína brasileiras. Embora aberto para o frango brasileiro, o mercado indiano impõe tarifas de 30% para produtos inteiros, 100% para cortes de frangos e 27% para suínos, segundo a associação.

Com a segunda maior população do mundo, a Índia caminha para incrementar sua demanda por proteínas. “Hoje, o consumo per capita de carne de frango é baixo na Índia. Com o aumento da renda média do país, haverá necessidade de mais alimentos. Nesse quadro, a redução de barreiras tarifárias é fundamental, e beneficiará especialmente o consumidor indiano”, concluiu o diretor executivo da ABPA.

Fonte: CarneTec

Termos de Uso e Aviso de Cookies

Cookies: a Mercoagro salva estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, obtenha mais informações em nossa Política de Privacidade


Realização:

ACIC Chapecó

Comercialização:

Enterprise

Parceira:

Prefeitura de Chapecó