Notícias

É possível determinar o sexo das futuras aves a partir do ovo fértil, afirmam pesquisadores da LiU

É possível determinar o sexo das futuras aves a partir do ovo fértil, afirmam pesquisadores da LiU
23/Janeiro/2020
Compartilhar:

Ainda que não seja desenfreada, pelo menos é intensa a busca dos pesquisadores por um processo ou método capaz de identificar machos e fêmeas de galinhas antes que seus ovos sejam incubados. E há um objetivo importante nessa tarefa: evitar o sacrifício de bilhões de machos, a maior parte deles inútil nos segmentos de reprodução e postura.

O mais recente – e, aparentemente, por ora o mais promissor - dos estudos e dos procedimentos que vem sendo desenvolvidos para equacionar essa questão vem, de pesquisadores da Universidade de Linköping (LiU), instituição instalada na cidade do mesmo nome, na Suécia.

De acordo com a equipe responsável pelo projeto, o método que vem sendo desenvolvido é promissor e vantajoso por, principalmente, permitir a detecção do sexo do futuro embrião imediatamente após a postura do ovo fértil. Ou seja: o “ovo macho” pode ser encaminhado diretamente ao consumo.

Mais que um método, o procedimento proposto é um verdadeiro achado. Porque se baseia nos gases emitidos pelo ovo. Que, de acordo com os pesquisadores, apresentam composição diferente conforme o sexo do vindouro pinto de um dia. Assim, basta utilizar um sensor de gás para determinar se se trata de macho ou fêmea.

O projeto é encabeçado pela Dra. Anita Lloyd Spetz, Professora Emérita da LiU. Quem desejar, pode contactá-la através do e-mail anita.lloyd.spetz@liu.se.

Clique aqui https://liu.se/en/news-item/bekraftat-att-liu-forskare-kan-konssortera-agg para acessar o “press-release” do assunto, bem como vídeo produzido pela equipe da Universidade. Como se verá, a técnica adotada tem, por ora, aplicação bem restrita. Mas a ciência e a tecnologia podem atuar para a futura detecção em massa, a partir do ovo, do sexo das aves.

Fonte: AviSite

Termos de Uso e Aviso de Cookies

Cookies: a Mercoagro salva estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, obtenha mais informações em nossa Política de Privacidade