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Missão na Índia visa expandir relação comercial

Tendo como objetivo a ampliação e diversificação do comércio com a Índia, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, inicia nesta quarta-feira (22) a agenda de compromissos no país. No dia 24, a ministra se integra à comitiva do presidente Jair Bolsonaro, quando participará da cerimônia de troca de atos e reunião com integrantes do governo local. A missão segue até o dia 27.
Para os próximos dias estão previstas reuniões com os ministros que tratam da agricultura e alimentação no país, além de encontros empresariais. A ministra se encontrará com Harsimrat Kaur Badal (ministra do Processamento de Alimentos), Giriraj Singh (ministro da Pecuária, Pesca e Lácteos), Narendra Singh Tomar (ministros da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores) e Ram Vilas Paswan (ministro de Abastecimento, Alimentos e Distribuição Pública).
Um dos encontros empresariais tratará de parcerias entre os dois países na área de segurança alimentar, com a participação do setor privado de ambos países. Além de negociações para aumentar a oferta de produtos agropecuários brasileiros para o mercado indiano.
Melhoramento genético
Está prevista, ainda, durante as reuniões, a assinatura de uma declaração conjunta entre o Mapa e o Ministério da Pecuária, Pesca e Lácteos para cooperação em saúde animal e melhoramento genético. A cooperação, com duração de três anos, prevê que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) irá oferecer capacitação para técnicos indianos em fertilização in vitro e transferência de embriões, além de apoiar a instalação e operacionalização de um Centro de Excelência em Pecuária de Leite na Índia.
Feira de negócios
No último dia da agenda naquele país, a minsitra participará, junto ao presidente jair Bolsonaro e demais ministros da abertura do seminário India-Brazil Business Forum. O evento é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) em parceria com o governo e entidades empresariais indianas.
Ao menos sete projetos setoriais de promoção de exportações desenvolvidos pela Apex-Brasil em parceria como setor privado tem hoje a Índia como mercado prioritário, entre os quais estão as carnes suínas, de frangos e os ovos. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que participa do encontro, o mercado indiano já está aberto para o frango brasileiro, porém cobra tarifas de 30% para produtos inteiros, 100% para cortes de frangos e 27% para suínos.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food