Notícias

Ministra pede redução de taxa de importação de carne de frango brasileira na Índia

Ministra pede redução de taxa de importação de carne de frango brasileira na Índia
24/Janeiro/2020
Compartilhar:

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, defendeu a redução nas tarifas de importação de carne de frango brasileira aplicadas pela Índia durante visita ao país asiático na quinta-feira (23).

“Para que nossa parceria estratégica em carne de frango possa se firmar, é fundamental a redução das tarifas de importação”, disse Tereza Cristina segundo nota divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O Brasil fez seu primeiro embarque de carne de frango para a Índia no ano passado, quando 33 toneladas foram exportadas ao país. O mercado indiano está aberto para o produto desde 2008.

O frango congelado inteiro paga uma tarifa de importação de 30% no país e os cortes congelados estão submetidos a taxas de até 100%, segundo a ministra.

O mercado de carne de frango indiano deve ter um crescimento médio de 7% ao ano, mas as tarifas aplicadas ao produto brasileiro dificultam o acesso do produto àquele mercado.

A ministra também disse que “o complexo sistema de emissão de licenças de importação” torna a venda de carnes de frango e suína brasileiras para o país asiático um “processo demasiado moroso e custoso”.

O mercado indiano foi recentemente aberto para a carne suína brasileira, mas nenhum embarque foi efetivado até agora, segundo o Mapa. O produto também está sujeito a uma tarifa de importação de 30%.

Fonte: CarneTec

Termos de Uso e Aviso de Cookies

Cookies: a Mercoagro salva estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, obtenha mais informações em nossa Política de Privacidade