Notícias
JBS estimula desenvolvimento sustentável de pecuaristas no Pará
21/Fevereiro/2020A JBS divulgou na quarta-feira (19) que participa, em parceria com o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) e a Solidaridad Brasil, de "iniciativa setorial inédita que busca fortalecer a sustentabilidade na cadeia pecuária bovina".
Nesse sentido, a JBS promove desde quarta-feira até esta sexta-feira (21), nos municípios paraenses de Novo Repartimento, Marabá e Itupiranga, no Pará, encontros com cerca de 150 pecuaristas para apresentar as facilidades e benefícios de uma nova ferramenta que irá medir e apontar as oportunidades de melhoria contínua em manejo e sustentabilidade das propriedades na região.
A iniciativa foi desenvolvida pelo GTPS e é aplicada em parceria com a Solidaridad Brasil, organização internacional que atua no fomento de cadeias de valor socialmente inclusivas, ambientalmente responsáveis e economicamente viáveis.
Os pecuaristas estão recebendo instruções de como preencher o Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável (GIPS) e podem esclarecer dúvidas acerca da iniciativa. Os encontros são ministrados pela coordenadora executiva do GTPS, Luiza Bruscato, e a engenheira-agrônoma Stéphanie Ferreira, e contam com a participação de técnicos da Solidaridad em Novo Repartimento. Após o preenchimento dos dados, os pecuaristas têm acesso ao relatório gerado pela ferramenta, possibilitando avaliar a situação de sua propriedade.
Além dos três municípios do Pará, a JBS prevê levar a iniciativa para Goiânia e Campo Grande, em calendário a ser definido. Ambas as cidades são prioritárias para a companhia dada a grande quantidade de fornecedores em Goiás e Mato Grosso do Sul, informou a JBS.
Friboi apoia campanha de valorização do cupim
Em nota separada divulgada na quinta-feira (20), a JBS, por meio de sua marca Friboi, informou que o Giro do Boi/Canal Rural iniciou a exibição da série "Cupim, Saber de Nelore". Os episódios têm o objetivo de promover e valorizar as qualidades, leque gastronômico e histórias envolvendo o corte característico da raça nelore.
Com exibição às sextas-feiras, até o dia 6 de março, a série contará com a participação de técnicos, criadores e personalidades da pecuária, que, junto a renomados chefs de cozinha, falarão do nelore brasileiro e contribuirão para o preparo de receitas criativas que têm o cupim como destaque.
A série foi produzida pelo Giro do Boi/Canal Rural, com apoio da Friboi, da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, com o "objetivo de mostrar o que só o nelore tem e ainda prestigiar os criadores e a raça que representa aproximadamente 80% do rebanho nacional”, disse Fábio Dias, diretor de Relacionamento com Pecuarista da Friboi.
“Durante todos os episódios, a série Cupim, Sabor de Nelore valoriza o patamar elevado que a raça nelore atingiu nas últimas décadas. O foco no corte de cupim não é por acaso, já que é um corte típico de raças zebuínas. Com isso, queremos demonstrar que ele também pode ser consumido como uma iguaria gourmet e não apenas no churrasco. Para contar essa história, foram escalados grandes chefs que prepararão diversas receitas à base de cupim”, explicou Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB, na mesma nota.
Fonte: CarneTec