Notícias
Syngenta e Fundo Radicle Growth investirão US$ 1,25 milhão em soluções inovadoras em proteínas
30/Abril/2020A Syngenta e o fundo de aceleração Radicle Growth lançaram nesta terça-feira (28) o The Radicle Protein Challenge (desafio da proteína radical, na tradução do inglês). Pela iniciativa, serão identificadas duas empresas que desenvolvam soluções inovadoras relacionadas a proteínas, cujos projetos receberão, no total, US$ 1,25 milhão. Tais soluções, segundo nota da Syngenta, poderão ser fontes diversas de proteínas, como animal, vegetal e experimental, ou outras tecnologias para enfrentar desafios da agricultura tradicional ou regenerativa.
O primeiro colocado do desafio receberá US$ 1 milhão e o segundo, US$ 250 mil - recursos que deverão ser aplicados na aceleração de suas tecnologias. Os vencedores também participarão de um programa acelerador personalizado da Radicle Growth, terão acesso a dados sobre agricultura da Radicle e da Syngenta e também contato com as redes globais de agtechs das duas companhias. As inscrições para o desafio ficarão abertas até 29 de maio.
"Fontes inovadoras de proteínas são cada vez mais importantes para uma população em crescimento. Estamos entusiasmados por colaborar com a Radicle e empreendedores de todo o mundo, de modo a acelerar a inovação", disse na nota o CEO da Syngenta, Erik Fyrwald.
"Dados recentes da Gallup confirmam que quase um quarto dos americanos está comendo menos carne do que nunca. Isso aumentou a demanda por alternativas às fontes tradicionais de proteínas, por meio de agricultura celular e vegetal, por exemplo", afirmou no comunicado o sócio-gerente da Radicle Growth, Kirk Haney.
Após o encerramento das inscrições, serão selecionados entre 4 e 6 finalistas, que participarão de uma competição, um "pitch day" - evento conhecido no ecossistema de startups, no qual diversos empreendedores apresentam, em poucos minutos, um resumo de sua proposta. Entre os avaliadores estará o próprio CEO da Syngenta. O diretor de Negócios e Sustentabilidade da multinacional, Valter Brunner, lembrou que o desafio lançado hoje está alinhado à perspectiva da empresa de desenvolver, anualmente, ao menos duas tecnologias disruptivas.
Fonte: Broadcast Agro