Notícias

Aplicada a superfícies de manipulação, película protetora evita contaminação de alimentos

Aplicada a superfícies de manipulação, película protetora evita contaminação de alimentos
05/Agosto/2020
Compartilhar:

Por ora é apenas uma promessa. Mas, no futuro (que, tudo indica não está muito distante), a simples aplicação de uma película sobre superfícies onde alimentos são manipulados pode ajudar a manter esses alimentos livres de patógenos como salmonelas e E. coli. Uma inovação aplicável, inclusive, às plantas processadoras de carnes.

Pesquisa realizada por uma equipe composta por engenheiros da Universidade do Missouri (EUA) e por cientistas de alimentos levou ao desenvolvimento de uma película à base de dióxido de titânio que, aplicada como revestimento em superfícies de aço inoxidável, demonstrou ser capaz não só de eliminar germes transmitidos pelos alimentos (como salmonelas e E. coli), mas também de evitar posteriores contaminações cruzadas.

O ponto de partida para o desenvolvimento da nova película foi um estudo conduzido por Eduardo Torres Dominguez, que está cursando doutorado em engenharia química na Faculdade de Engenharia da Universidade do Missouri (UM). O trabalho agora inclui uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Engenharia e da Faculdade de Agricultura, Alimentos e Recursos Naturais da MU.

"Eu sabia que outros pesquisadores tinham desenvolvido revestimentos antimicrobianos dessa forma, mas eles não tinham focado na resistência mecânica ou na durabilidade dos revestimentos", disse Dominguez. "Na presença de luz ultravioleta, oxigênio e água, o dióxido de titânio é ativado, matando as bactérias presentes nas superfícies de contato com os alimentos.

Pelas informações divulgadas, o revestimento em fase de desenvolvimento tem pelos menos três grandes vantagens quanto à aplicabilidade em, por exemplo, plantas de processamento de carnes: é aplicável sob a forma líquida, o que significa que poderá estar comercialmente disponível em spray ou para pistola de pressão; uma vez aplicado, transforma-se em um material sólido, como uma fina camada de cerâmica; tem aplicação em vários tipos de material, inclusive em superfícies de aço inoxidável.

Clique aqui para obter mais detalhes acerca da inovação ora em fase final de desenvolvimento.

Fonte: AviSite

Termos de Uso e Aviso de Cookies

Cookies: a Mercoagro salva estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, obtenha mais informações em nossa Política de Privacidade


Realização:

ACIC Chapecó

Comercialização:

Enterprise

Parceira:

Prefeitura de Chapecó