Notícias

Cocamar inicia programa de carne bovina precoce premium

Cocamar inicia programa de carne bovina precoce premium
02/Outubro/2020
Compartilhar:

A paranaense Cocamar Cooperativa Agroindustrial iniciou em setembro um programa experimental para produção de carne bovina precoce premium que inclui produtores cooperados e parceria com o frigorífico Argus, de São José dos Pinhais (PR), informou a empresa na quinta-feira (01).

Bovinos precoces, com idade inferior a 24 meses, estão sendo enviados ao frigorífico Argus, que realiza o abate e identifica a carne e a origem dos animais abatidos com um selo.

O programa está em fase experimental neste ano, com menor quantidade de abates, para entender como funcionam as classificações e a produção dos pecuaristas ligados à cooperativa. A ideia é elevar o volume a partir de 2021, conforme informou a assessoria de imprensa da Cocamar à CarneTec.

“Pretendemos chegar ao nível de padronização da marca Precoce Premium Cocamar para que o consumidor, ao comprar sua carne para o churrasco no final de semana, encontre sempre o mesmo padrão de qualidade”, disse o médico-veterinário da Cocamar, Luiz Henrique Garcia, em comunicado divulgado pela cooperativa.

O programa de carne precoce premium inclui animais derivados de cruzamento de angus com nelore e os nelore precoce. Produtores que atenderem aos requisitos de carcaça, como acabamento uniforme de gordura, idade, faixa de peso e outros critérios, terão direito a um valor adicional pela arroba.

A demanda pelo programa surgiu de produtores que desenvolvem o sistema de integração lavoura-pecuária (ILP) e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) em suas propriedades.

Segundo a cooperativa, esses produtores conseguiram reduzir a idade de abate de seus animais, mas não estavam encontrando no mercado uma precificação que consideravam adequada para animais de melhor qualidade. “Diante disso, a cooperativa decidiu também incluir o abate em seu programa, de maneira a fechar o ciclo da cadeia de produção”, disse o gerente executivo técnico da Cocamar, Renato Watanabe.

O mercado para venda da carne premium precoce da Cocamar ainda não está definido. Atualmente, a cooperativa já oferece seus produtos no varejo por meio de redes de supermercados no Paraná e em outros estados.

Fonte: CarneTec

Foto: Divulgação/Cocamar

Termos de Uso e Aviso de Cookies

Cookies: a Mercoagro salva estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, obtenha mais informações em nossa Política de Privacidade


Realização:

ACIC Chapecó

Comercialização:

Enterprise

Parceira:

Prefeitura de Chapecó