Dia 13

PROGRAMAÇÃO




Acompanhe a Programação Paralela da Mercoagro no dia 13 de setembro! Descubra novidades, tecnologias e oportunidades imperdíveis para o setor de processamento de carnes.

Não perca essa chance de enriquecer seus conhecimentos e expandir sua rede de contatos. Te esperamos lá!

Bancada da Indústria 4.0

📍Senai (Rua 1900, estande 1907) 🔵 Pavilhão Azul • Demonstrações práticas da Bancada 4.0, durante todo horário de funcionamento da feira, serão realizadas simulações de todos os processos produtivos de uma Indústria 4.0, utilizando automação e inteligência artificial.


Painel da Inovação
Pollen Parque • Unochapecó

📍 Interligação 🟡🟢 Pavilhão Amarelo e Verde • Exposição durante todo horário de funcionamento da feira, para potencializar a conexão de pessoas, países e continentes através de negócios, tecnologias, conhecimentos e relacionamentos. Exposição de cases, em andamento ou finalizados, que proponham soluções, produtos, processos e inovações para a cadeia do processamento e da industrialização da carne. Os cases serão apresentados no formato de pôsteres, durante o Salão da Inovação da Mercoagro 2023.


início: 10:30
termino: 12:30

Utilizando bases tecnológicas de patentes como ferramenta para inovar na prática
Pollen Parque • Unochapecó com Willian Vicente Wesendonck e André Gosmann

📍 Pollen Parque Científico e Tecnológico (endereço em "Saiba mais") • Como as empresas podem utilizar o sistema internacional de patentes para subsidiar o desenvolvimento e lançamento de novos produtos, levantar tecnologias e analisar tendências a nível global, averiguar a liberdade comercial nos países de interesse comercial e evitar infração de patentes vigentes.


início: 14:30

Como Otimizar sua Central de Água Quente em busca de Alta Performance em Frigoríficos?
Mercoshow com Marcos Aurélio Kuchenbecker

📍 Auditório 2 🟡 Pavilhão Amarelo • O objetivo dessa palestra é mostrar como otimizar a instalação para ter excelentes resultados. Assuntos que serão abordados: Centrais de água quente e sua respectiva pressurização traz muitas “dores de cabeça”; Pressão e/ou temperatura insuficientes para higienizar; Vida útil de bombas e trocadores; Segurança de operadores: alta temperatura.

Marcos Aurélio Kuchenbecker

Engenheiro Mecânico formado na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Coordenador de Engenharia - Divisão Controle de Fluidos - Fiedler Experiência de mais de 30 anos nos trabalhos de Auditoria em Sistemas de Vapor e Condensado Desenvolvedor dos Programas de Auditoria em Sistemas de Bombeamento há 20 anos Formação Internacional junto aos nossos Fornecedores de Tecnologia: • Gestra - Alemanha: Área de Vapor e Condensado • Grundfos - Dinamarca: Área de Bombeamento


início: 14:30

Como economizar ar comprimido em sua fábrica
Mercoshow com Luis Augusto Camargo Cappua

📍 Auditório 3 🟡 Pavilhão Amarelo • Descubra como alcançar eficiência energética, reduzir custos e identificar vazamentos em sua rede com nossas soluções especializadas. Aprenda a dimensionar uma rede ideal e maximizar o desempenho de sua operação.


início: 14:30

Reunião de trabalho FACISC OESTE

📍 Auditório Aurora Coop 🟡 Pavilhão Amarelo • Rodovias Estaduais e Federais (apenas para convidados).


início: 15:15

Inovações e Tendências em ingredientes para a indústria da carne
Mercoshow com Fátima D'Elia - CEO da Bureau de Soluções Técnicas

📍 Auditório 2 🟡 Pavilhão Amarelo • Será uma abordagem entre as inovações mundiais na indústria de produtos e o desafio da regulamentação no Brasil, bem como a explicação do caminho a ser percorrido para aprovação.

Fátima D´Elia

CEO da Bureau de Soluções Técnicas / Assessora Tecnica da ABIAM Fatima é formada em Química Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz e pós-graduada em administração industrial, pela Fundação Vanzolini Atua quase 30 anos na Area de Assuntos Regulatórios na área de Alimentos junto a ANVISA e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No ano 2000 passou a exercer a função de Assessora Tecnica da ABIAM. Atua em vários grupos técnicos do Codex Alimentarius e do Mercosul, desde 2017 esta Presidente do Comitê de Clientes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento da SFA/SP


início: 15:15

Contaminantes ambientais: quais os riscos e oportunidades
Mercoshow com Cleverson Pereira

📍 Auditório 3 🟡 Pavilhão Amarelo • Contaminações no ambiente industrial são um sério desafio para as mais diversas indústrias alimentícias. Teto, tubulações de ar, ralos, frestas e diversas outros locais podem ser foco de proliferação microbiológica e desenvolvimento de biofilmes, aumentando o risco de contaminação nos alimentos e podem colocar em xeque até as mais competentes equipes de produção e qualidade. Quais os verdadeiros riscos? Como identificar? E o quais as oportunidades para melhorar a qualidade do produto? As soluções são mais acessíveis e capazes de implementar do que pode parecer. [Kersia Brasil (Hypred Brasil)]

Cleverson Pereira

Com quase 20 anos de ampla experiência em procedimentos e controle de riscos relacionados à higiene em diversas indústrias alimentícias do Brasil, Cleverson Pereira atualmente é Gerente Comercial do Grupo Kersia no Brasil na divisão de Alimentos e Bebidas e atende frigoríficos, laticínios e indústrias em geral no controle de riscos e soluções relacionadas à biossegurança alimentar.


início: 16:00

Mitigação de riscos legais e financeiros em ações judiciais na área ocupacional
Unimed Chapecó com Dr. Eduardo Santin e Eng. Juciano Luiz Nardi

📍 Auditório Aurora Coop 🟡 Pavilhão Amarelo • Você sabe o que é um Gerenciamento de Riscos Ocupacionais e quais os impactos que sua empresa pode sofrer, relacionados à área de saúde e segurança do trabalho? A UNIMED Chapecó, preocupada com a integridade das empresas frente às legislações trabalhistas, bem como, com a saúde dos trabalhadores diretamente ligados, apresentará a importância de uma gestão de riscos estruturada, desde o levantamento inicial, classificação e elaboração de ações, tudo contido em um programa sólido, dinâmico e embasado legalmente, fornecendo subsidio ao PCMSO, garantindo assim uma tomada de decisão assertiva e um monitoramento adequado da saúde dos colaboradores, minimizando assim o risco de doenças ocupacionais, acidentes de trabalhos e passivos trabalhistas.

Dr. Eduardo Santin

Médico do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenador de 02 unidades da Cooperativa Central Aurora Alimentos, do Sicoob MaxiCrédito e da Auto Viação Chapecó.

Eng. Juciano Luiz Nardi

Engenheiro Ambiental, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Especialista em Ergonomia, Responsável Técnico.


início: 16:00

APV – Auditoria de Performance em Vapor
Mercoshow com Marcos Aurélio Kuchenbecker

📍 Auditório 2 🟡 Pavilhão Amarelo • APV – Auditoria de Performance em Vapor – Caldeira , Distribuição, Utilização e Retorno de Condensado. O foco desta palestra está em como trazer resultados expressivos em circuitos de vapor e condensado em especial: - Eficiência energética: aproveitamento das oportunidades; - Segurança operacional; Melhoria de processos. [FIEDLER AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA]

Engenheiro Mecânico formado na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Coordenador de Engenharia - Divisão Controle de Fluidos - Fiedler Experiência de mais de 30 anos nos trabalhos de Auditoria em Sistemas de Vapor e Condensado Desenvolvedor dos Programas de Auditoria em Sistemas de Bombeamento há 20 anos Formação Internacional junto aos nossos Fornecedores de Tecnologia: • Gestra - Alemanha: Área de Vapor e Condensado • Grundfos - Dinamarca: Área de Bombeamento


início: 16:00

Manuseio de industrializados garantindo a qualidade e baixo custo de operação (OpEx)
Mercoshow com Henrique Rodrigues

📍 Auditório 3 🟡 Pavilhão Amarelo • O objetivo é apresentar e explorar os equipamentos do fabricante global SPX Flow para o processamento de industrializados (bovino, suíno e aves) na transferência (bombas), controle (válvulas), troca térmica (trocador de calor de superfície raspada - Votator®) e recuperação de produto nas tubulações (sistema pigging). Com isso, visa manter a eficiência do processo, baixo custo de operação e manutenção, além de garantir a inocuidade dos produtos. [FIEDLER AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA]

Henrique Rodrigues

Experiência em mais de 25 anos com equipamentos industrias com foco nos segmentos de alimentos, bebidas, cosméticos e farmacêuticos. Atua como responsável nacional em componentes na divisão de Nutrition & Health na empresa norte americana SPX Flow.


início: 16:00

Roadshow de Soluções para o Setor de Processamento e Industrialização da Carne
Pollen Parque • Unochapecó com Paula Gimenez

📍 Auditório 1 🟡 Pavilhão Amarelo • Startups Convidadas: Dimotech Soluções em Tecnologia, Nextransport Serviços de Tecnologia da Informação e Neokohm Telematics Intelligence. / Metodologia: Painel de Pitch + Perguntas e Respostas.


início: 16:00

Talk com Especialista: Shelf-life
Senai com Maicon Zangalli

📍Senai (Rua 1900, estande 1907) 🔵 Pavilhão Azul • A equipe do Instituto SENAI Tecnologia em Alimentos e Bebidas traz para a Mercoagro um momento para discussão sobre diversos temas em alta no setor. Quem estiver transitando pela feira, está convidado a se juntar aos talks no estande do SENAI. Ao final dos talks os participantes terão oportunidade de participar de um bate-papo com os especialistas, para tira-dúvidas e consultoria técnica individual. Não é necessário realizar inscrição.


início: 16:45

Maximizando a Eficiência e a Qualidade na Indústria de Carnes através de um Sistema de Estocagem
Mercoshow com Camila Castagnetti e Gabriel Gutoch Garbosa

📍 Auditório 2 🟡 Pavilhão Amarelo • Apresentação do setor da indústria de carnes e sua importância econômica global. Destaque para a conversão do sistema de estocagem adequado na otimização dos processos e na garantia da qualidade dos produtos. [Portilhiotti]

I. O panorama da indústria de carnes:

Visão geral da indústria de carnes, incluindo estatísticas e tendências atuais.

Desafios enfrentados pelas empresas de carne em relação ao processamento e estoque de produtos.

II. A importância de um sistema de estocagem adequado:

Exploração dos benefícios de um sistema de estocagem eficiente para a indústria de carnes.

Redução de perdas e desperdícios devido a uma estocagem alimentar.

Melhoria da gestão de inventário e controle de estoque.

III. Requisitos para um sistema de estocagem eficaz:

Análise dos principais requisitos para um sistema de estocagem adequado na indústria de carnes.

Considerações sobre temperatura e umidade controladas.

Utilização de tecnologias avançadas, como rastreamento de lotes e sistemas automatizados.

IV. Estratégias para otimizar o sistema de estocagem:

Apresentação de estratégias práticas para melhorar o sistema de estocagem na indústria de carnes.

Organização eficiente de espaços de armazenamento.

Implementação de práticas de rotatividade de estoque e FIFO (first in, first out).

V. Garantindo a qualidade dos produtos:

Destaque para a relação entre um sistema de estocagem adequado e a qualidade dos produtos de carne.

Manutenção da frescura, sabor e textura dos produtos.

Minimização de riscos de contaminação e perspectivas de micro-organismos.

Conclusão: Recapitulação dos principais pontos discutidos na palestra.

Enfatização da importância vital de um sistema de estocagem adequado para a indústria de carnes.

Encorajamento aos participantes para implementar as estratégias e práticas personalizadas em suas próprias operações.



Sobre os palestrantes

linkedin.com/in/gabriel-gutoch-garbosa-001635104/

linkedin.com/in/camila-castagnetti-9615576b/


início: 17:30

Microbial Food Safety
Unoesc com Vikrant Dutta

📍 Auditório Aurora Coop 🟡 Pavilhão Amarelo • Uma nova maneira de quantificar salmonela e utilizar dados de controle de processo microbiano para melhorar o processamento de aves e a saúde pública

Dr. Vikrant Dutta

Médico Veterinário pela Faculdade de Veterinária daUniversidade Maharashtra em Nagpur, MS-India. Mestre em Microbiologia de Aves pela Universidade de Arkansas e Doutor em Microbiologia pela Universidade do Estado da Carolina do Norte.

Atualmente é o Diretor Sênior de Assuntos Científicos na bio Mérieux para a Região Américas. Sua trajetória como microbiologista passou por diversas instituições nos Estados Unidos como Pesquisador na Universidade do Estado da Carolina do Norte, no USDA- Agricultural Research Service em Arkansas e Cientista Sênior na EnviroLogix e Microbiologista Sênior no Centro de Controle de Doenças – CDC em Atlanta.

Tem várias publicações em microbiologia envolvendo patógenos como Listeria monocytogenes, E. coli O157:H7, Campylobacter jejuni e Campylobacter coli e Salmonella. Palestrante convidado em conferências internacionais, na América, Europa e Ásia. Patentes no desenvolvimento de metodologias moleculares e validações de métodos pela AOAC, USDA-NPIP.


início: 17:30

A embalagem que dá vida ao produto
Mercoshow com Caio Cadorin e Milena Valmorbida Dall'Agnese

📍 Auditório 2 🟡 Pavilhão Amarelo • Diante de um cenário desafiador tanto para produzir, comercializar, entregar, proteger, apresentar e satisfazer o consumidor final, trazemos inovações e atualidades em embalagens com propriedades de barreiras, como foco total em: sustentabilidade — embalagens recicláveis, não biodegradáveis, e que atendam exigências de padrões internacionais; Ações e Consequências da falta do controle do processo de embalamento, tendo como base: sanitização e temperaturas. Além disso, será abordado: - Food Safety: segurança e proteção do alimento, mantendo as características organolépticas desde a produção até a mesa do consumidor; — Otimização de processos: redução da mão de obra permitindo o menor manuseio e a maior automação de equipamentos que visam aumentar a produtividade na hora do acondicionamento; Embalagens inteligentes — Sendo mais eficazes, agregam funcionalidade, aumento de Shelf Life, maior barreira e menor espessura total.

Caio Cadorin

Vendedor Técnico, Proprietário da Praembalar Embalagens, com mais de 25 anos de experiências no mercado de proteínas, especializado em venda de embalagens com Barreiras: Vácuo, ATM e Skin, bem como treinamento de equipes, adequação da embalagem ideal para o produto correto. Milena Valmorbida Dall´Agnese - Engenheira de Alimentos, Responsável Técnica, Pós graduada em Higiene e Processamento de Alimentos pela UCS, com mais de 20 anos de experiência na área de alimentos, atua como consultora em serviços e processamento de alimentação, indústrias de alimentos e embalagens. Possui experiência na área de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos, em Controle e Garantia da Qualidade, com elaboração, implementação e manutenção de programas e ferramentas da qualidade (BPF, APPCC, POP, PSO etc.), normas internacionais GFSI IFS, FSSC 22000:2019, tratamento de reclamações e devoluções, legislações e preparação da indústria para auditorias do MAPA, certificadoras e de clientes, elaboração e revisão de rotulagem de produtos, treinamento de pessoal em Segurança de Alimentos.


início: 17:30

Ambiental, social e governança (ESG) – diretrizes e direcionamento para o agronegócio
Senai com Leania Maria Fabbi

📍 Auditório 1 🟡 Pavilhão Amarelo • Assuntos que serão abordados: - Principais tendências do setor; - Mandala ESG; Pilares ESG (Ambiental, Social e de Governança); - Principais indicadores do Fórum Econômico Mundial; - Incorporação de práticas ESG apontam para um novo modelo de desenvolvimento econômico; A relação do meio ambiente com o ESG; - Passos para incorporar o ESG na organização; - Práticas sustentáveis no agronegócio.

Leania Maria Fabbi

  • Mestre em Gestão Integrada: Gestão Ambiental Integrada, Qualidade e Prevenção de Riscos Laborais;
  • Especialização em Engenharia da Qualidade e em Diagnóstico Ambiental;
  • Graduada em Ciências Biológicas;
  • Analista de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Possui mais de 15 anos de experiência como Consultora do Instituto SENAI SC de Tecnologia – Atua na implantação ESG e de Sistemas de Gestão da Qualidade e Sistema de Gestão Ambiental. Docente no UNISENAI. Foi Coordenadora do IST SENAI SC em Alimentos e Bebidas. Foi Responsável da Qualidade e Responsável Técnica do Laboratório de Microbiologia, SENAI Chapecó.


início: 17:30

Soluções financeiras que cooperam com o seu negócio
Sicoob MaxiCrédito com Jomara de Lima e Pedro Henrique Eich

📍 Auditório 3 🟡 Pavilhão Amarelo • Uma instituição que tem como missão fomentar o desenvolvimento de pessoas e comunidades: este é o Sicoob MaxiCrédito! Com mais de 38 anos de história, está entre as maiores cooperativas financeiras do país, com mais de 250 mil associados e 100 agências em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Oferece produtos e serviços para impulsionar o desenvolvimento de empresas de todos os portes e segmentos, que vão desde opções de crédito e financiamento; modalidades de investimentos com rentabilidade e a garantia do FGCOOP, seguros, consórcios, previdência e muito mais. E tudo o que você movimenta com a cooperativa volta em forma de investimento e oportunidade para sua região. Porque no cooperativismo é assim: quando um cresce, todos crescem!

Jomara de Lima

Superintendente de Negócios do Sicoob MaxiCrédito, com mais de 10 anos de atuação no cooperativismo de crédito. Possui bacharelado em Direito, MBAs em Gestão Empresarial e Estratégias de Negócios e em Bancos e Instituições Financeiras.


Pedro Henrique Eich

É gerente de Marketing e Negócios do Sicoob MaxiCrédito, com mais de 16 anos de atuação no mercado. Graduado em Publicidade e Propaganda, especialização em Comunicação Integrada de Marketing, MBA em Marketing e Eventos; Inteligência Competitiva e Inovação e Gestão Estratégica de vendas e Relacionamento.


início: 18:15

IPS 8 - Sistema de Purga Inteligente Danfoss
Mercoshow com Maico Harenz

📍 Auditório 2 🟡 Pavilhão Amarelo • O Purgador Inteligente Danfoss (IPS 8) é uma unidade de purga automática, instalada e independente, projetada para remover gases não condensáveis de até 8 pontos em um sistema de refrigeração de amônia industrial, resultando em uma aplicação mais eficiente com menor consumo de energia. [Nepin Acessórios Industriais Ltda]


início: 18:15

Rendimentos assegurados para processamento de carne
Mercoshow com Tarcisio Barbosa

📍 Auditório 3 🟡 Pavilhão Amarelo • Assuntos que serão abordados: - Exemplificar como as máquinas Bettcher podem assegurar, garantida e provadamente, rendimentos nos processos de abate e desossa de suínos, bovinos, aves, ovinos e pescados. [Bettcher do Brasil]

Tarcisio Barbosa

Gerente de Vendas Internacional – America Latina Perfil

  • 32 anos de experiência no mercado de Equipamentos e Automações Industriais voltadas para o setor Proteínas; desenvolvimento, acompanhamento, implantação, vendas, marketing, parcerias comerciais, direção, gestão e gerenciamento de representantes, contas, produtos, supervisão de assistência técnica e serviços de pós-venda.
  • Vinte e nove anos de experiência na área de Marketing Internacional; América do Norte, Central, do Sul e Europa. Contato permanente com ampla network de representantes e distribuidores nestes Mercados.
  • Acompanhamento e implantação de novas aplicações para abate e desossa e industrializados, com ampla difusão de aumento de rendimentos.
  • Contínua experiência no Gerenciamento de Treinamentos equipes de supervisão produção e manutenção, fluente comunicação com os setores de Diretorias e Gerencias corporativos para difusão aplicações e seus resultados práticos.

Palestrante a 25 anos, difundindo técnicas de uso e aprimoramento de tarefas para aumento do rendimento produtivo, BETTCHER DO BRASIL (Ferramentas para Desossa Bovina/Suína/Aves/Pescados), Líder Mundial de Sistemas de Alto Rendimentos para Frigoríficos. Empresa Norte Americana, situada em Birmingham – Ohio - EUA. Responsável pelo desenvolvimento comercial e controle das atividades Comerciais dos Escritórios de Cuiabá, Presidente Prudente, Chapecó e Palmas. Indústrias Atendidas: Frigoríficos em Geral

Responsável pela Gestão Comercial entre a EUA e os Distribuidores na Argentina. Uruguai e Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Panamá, El Salvador, Nicarágua e México negociação, processo de importação e exportação, capacitação técnica e relações com o Mercado. Criação da Gestão Corporativa de Vendas e Marketing para o mercado de Carnes Bovinas, Suínas, Ovinas e Pescados. Formação Acadêmica Economia, Universidade Mackenzie. Pós Graduação Marketing Industrial, Universidade Mackenzie.


início: 19:00

Reuso de água na indústria alimentícia
Mercoshow com Rafael Celuppi

📍 Auditório 2 🟡 Pavilhão Amarelo • Quais as dificuldades enfrentadas pelas indústrias pela falta de água, a importância do reuso e as práticas para alcançar essa solução. [Kemia Tratamento de Efluentes]

Engenheiro Químico, Mestre em Ciências Ambientais, diretor e cofundador da Kemia Tratamento de Efluentes.


início: 19:00

Como a era digital pode ajudar a garantia da qualidade dentro da indústria
Mercoshow com Jonas Zanell

📍 Auditório 3 🟡 Pavilhão Amarelo • A palestra é um convite à reflexão dos principais desafios enfrentados na garantia de qualidade, e uma atualização quanto às capacidades que as tecnologias, num cenário de indústria 4.0, podem oferecer hoje. Será feito uma imersão sobre as principais tecnologias para automação dos processos de inspeção e rastreabilidade, discussão de casos de sucesso, e apresentado tecnologias que estão por vir. [Soma Solution]

Jonas Zanella

Engenheiro eletricista e de telecomunicações com forte experiência em máquinas elétricas, processos industriais, automação de processos, sensoriamento, sistemas de rastreabilidade, sistemas de visão e projeto luminotecnico.


início: 19:00
termino: 22:30

Inovação e Tecnologia - Hackathon
Pollen Parque • Unochapecó facilitadora Franciele Pastre

📍 Pollen Parque Científico e Tecnológico (endereço em "Saiba mais") • Um evento de cocriação e inovação voltado para o desenvolvimento de soluções de impacto ao setor de processamento e industrialização de carnes. Durante três noites (12 horas), de forma presencial, junto ao Pollen Parque, os participantes serão desafiados ao desenvolvimento de soluções que gerem negócio, conectando times multidisciplinares e stakeholders da academia, mercado, expositores da feira e sociedade civil. Por meio de uma metodologia diferenciada e ágil, as etapas do Hackathon transitam desde a validação, criação da solução, prospecção de mercado, modelagem de negócio e apresentação de pitch. Durante toda a jornada, os participantes serão acompanhados por especialistas na área e receberão pocket palestras para melhor desenvolverem suas soluções. Uma banca de jurados será formada para escolha e premiação das melhores ideias.


início: 19:00

COMEX em Pauta: A tributação no comércio exterior - oportunidades e desafios
COMEX

📍 Auditório 1 🟡 Pavilhão Amarelo • Painel com avaliação, cenários e oportunidades Mercosul.

Carmem Grasiele da Silva

Advogada e sócia do escritório Boni Ventura Advogados, graduada em comércio exterior, especialista e mestre em direito e comércio internacional pela Widener University. Professora nos cursos de especialização de Direito Aduaneiro., palestrante e autora do livro Plataformas Logísticas Integradas nos EUA, China e Brasil: Impacto no Comércio Exterior Brasileiro.


início: 19:30

Talk com Especialista: Shelf-life
Senai com Maicon Zangalli

📍Senai (Rua 1900, estande 1907) 🔵 Pavilhão Azul • A equipe do Instituto SENAI Tecnologia em Alimentos e Bebidas traz para a Mercoagro um momento para discussão sobre diversos temas em alta no setor. Quem estiver transitando pela feira, está convidado a se juntar aos talks no estande do SENAI. Ao final dos talks os participantes terão oportunidade de participar de um bate-papo com os especialistas, para tira-dúvidas e consultoria técnica individual. Não é necessário realizar inscrição.


Termos de Uso e Aviso de Cookies

Cookies: a Mercoagro salva estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, obtenha mais informações em nossa Política de Privacidade