Dia 14

PROGRAMAÇÃO




Não perca a agenda de eventos imperdíveis no dia 14 de setembro!

Participe da programação da Mercoagro repleta de conhecimento, inovação e oportunidades. Reserve a data e junte-se a nós para uma experiência única no setor de processamento de carnes!

Painel da Inovação
Pollen Parque • Unochapecó

📍 Interligação 🟡🟢 Pavilhão Amarelo e Verde • Exposição durante todo horário de funcionamento da feira, para potencializar a conexão de pessoas, países e continentes através de negócios, tecnologias, conhecimentos e relacionamentos. Exposição de cases, em andamento ou finalizados, que proponham soluções, produtos, processos e inovações para a cadeia do processamento e da industrialização da carne. Os cases serão apresentados no formato de pôsteres, durante o Salão da Inovação da Mercoagro 2023.


Bancada da Indústria 4.0

📍 Senai (Rua 1900, estande 1907) 🔵 Pavilhão Azul • Demonstrações práticas da Bancada 4.0, durante todo horário de funcionamento da feira, serão realizadas simulações de todos os processos produtivos de uma Indústria 4.0, utilizando automação e inteligência artificial.


início: 09:30
termino: 12:30

Seminário Internacional de Industrialização da Carne
Senai

📍 Salão Nobre Unochapecó • Na sua 13ª edição, o Seminário Internacional de Industrialização da Carne é um momento único e superior de atualização, realizado pelo UniSENAI Chapecó e o Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas junto à Mercoagro, com apresentações das técnicas e inovações exclusivas do mercado mundial. [Inscreva-se]

09:30 Abertura

10:00 Perspectivas do futuro de mercado na indústria cárnea

11:00 Networking Coffee break

11:30 Novas tecnologias para segurança e qualidade dos alimentos

12:30 Encerramento


📍 Servidão Anjo da Guarda - Efapi, Chapecó - SC


início: 10:00

Visita guiada ao Pollen Parque Científico e Tecnológico
Pollen Parque • Unochapecó

📍 Pollen Parque Científico e Tecnológico 🐝 Saída: Parque de Exposições Efapi (no CAEX, próximo ao portão 2) • Os expositores da feira Mercoagro, poderão participar de uma visita guiada junto ao Pollen Parque, visando conhecer a infraestrutura, os projetos desenvolvidos e a relação de cooperação entre Universidade – Empresa. Um elo do ecossistema de inovação de Chapecó que entrega tecnologias de ponta, inovações, negócios, parcerias e iniciativas para pesquisas e desenvolvimento. Roteiro: NITT (Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica), INCTECh (Incubadora Tecnológica), EPPS (Escritório de Projetos e Prospecção de Serviços), CRS (Centro de Residência de Software), Observatório do Pollen Parque, Empresas Residentes e Startups Incubadas.


início: 14:00

Visita guiada ao Pollen Parque Científico e Tecnológico
Pollen Parque • Unochapecó

📍 Pollen Parque Científico e Tecnológico 🐝 Saída: Parque de Exposições Efapi (no CAEX, próximo ao portão 2) • Os expositores da feira Mercoagro, poderão participar de uma visita guiada junto ao Pollen Parque, visando conhecer a infraestrutura, os projetos desenvolvidos e a relação de cooperação entre Universidade – Empresa. Um elo do ecossistema de inovação de Chapecó que entrega tecnologias de ponta, inovações, negócios, parcerias e iniciativas para pesquisas e desenvolvimento. Roteiro: NITT (Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica), INCTECh (Incubadora Tecnológica), EPPS (Escritório de Projetos e Prospecção de Serviços), CRS (Centro de Residência de Software), Observatório do Pollen Parque, Empresas Residentes e Startups Incubadas.


início: 14:00

Agro e o Mercado de Capitais
IBDA com Bruno de Freitas Gomes, Renato Buranello e Christino Aureo

📍 Auditório Aurora Coop 🟡 Pavilhão Amarelo • Conectar agentes das cadeias produtivas do agronegócio e investidores apresentando a gama de produtos e serviços financeiros existentes, esse é o objetivo de nosso evento, permitindo aos produtores ter em suas carteiras de investimento instrumento representativos do agro. [IBDA - Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio]

Renato Buranello

Doutor em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com capacitação docente em Direito e Economia pela Direito FGV/RJ e certificação pelo Chicago Booth Executive Education no Programa Behavioral Economics. Sócio do VBSO Advogados. Coordenador do Curso de Direito do Agronegócio do Insper. Vice-Presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG). Membro da Câmara de Crédito, Comercialização e Seguros do MAPA e do Conselho Superior de Agronegócio (COSAG) da FIESP. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA).

Bruno Gomes

Superintendente de Securitização, Investimentos Estruturados e Agronegócio na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Já atuou como Gerente Sênior na KPMG. Mestre em Economia pela Universidade Candido Mendes. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Candido Mendes. Graduado em Economia pelo Ibmec.

Christino Aureo

Ex-Deputado Federal pelo Estado do Rio de Janeiro. Ex-Deputado Estadual pelo Estado do Rio de Janeiro, com forte atuação voltada para o desenvolvimento econômico. MBA em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialista em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras. Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Representante do Instituto Pensar Agropecuária (IPA)

Flavia Palácios

Coordenadora da Comissão de Securitização da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais)


início: 14:30

Sessão de Negócios
Sebrae

📍 Auditório 1 🟡 Pavilhão Amarelo • Na modalidade de sessão de negócios, são realizadas reuniões com múltiplos participantes. Cada participante terá um tempo pré-definido para apresentação de seus produtos , serviços e suas necessidades. Quando todos tiverem apresentado, os participantes trocam de lugar conforme o algoritmo otimizado. [Inscreva-se]


início: 14:30

Aplicação de sistemas de tratamento de ar na industria de proteína animal
Mercoshow com Jurandir B. Januario Jr.

📍 Auditório 2 🟡 Pavilhão Amarelo • Será abordada a parte de tratamento de ar em geral para ambientes frigoríficos, passando por controle de temperatura, umidade, filtragem, ventilação, exaustação, entre outros. O objetivo da aplicação é assegurar o máximo em produtividade com economia operacional, estabilidade e durabilidade. A alta taxa de umidade nas áreas de processo é a origem de 90% dos problemas higiênico sanitários dos abatedouros ao redor do mundo. [G-Tech Soluções em HVAC-r]

Com décadas de experiência e expertise em controle de umidade, a G-TECH oferece soluções personalizadas para a tender as necessidades específicas de sua indústria.

A G-TECH vem se destacando no mercado, com experiência comprovada na indústria, atendendo o mercado nacional e internacional, com projetos executados em diversos países, incluindo Colômbia , Uruguai, Paraguai, Republica Dominicana e Estados Unidos.

O expertise G-Tech contempla desde o projeto de sistemas para controle de temperatura e umidade, a fabricação de equipamentos compatíveis com as especiações de cada demanda e a instalação dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.

O objetivo da aplicação é assegurar o máximo em produtividade com economia operacional, estabilidade e durabilidade.

A alta taxa de umidade nas áreas de processo é a origem de 90% dos problemas higiênico sanitários dos abatedouros ao redor do mundo.

Principais áreas afetadas:

  • Corredor de Quentes - Condensação de teto e paredes
  • Câmaras de Resfriamento Carcaça - Condensação de teto e paredes
  • Chiller - Condensação de teto e paredes
  • Sala de Evisceração – Condensação de teto e paredes
  • Sala de CMS - Condensação de teto e paredes
  • Sala de Cortes - Condensação de teto e paredes
  • Túneis de Congelamento – Formação de neve e gelo no interior
  • Câmaras de Estocagem - Formação de neve e gelo no interior
  • Expedição - Condensação de teto e paredes

Jurandir B. Januario Jr.

Engenheiro Mecânico, com Especialização em Produção Industrial e MBA em Gestão Comercial. Experiência de 25+ (vinte e cinco) anos na área de HVAC-r. Ampla experiência em missões internacionais de negócios (Europa/Ásia/Américas). 5 (cinco) anos atuando na área de Gestão de Projetos (Engenharia de Produto/Instalações). 20+ (vinte e cinco) anos atuando na área Comercial (Vendas e Marketing). 20+ (vinte) anos atuando em cargos de Gestão de equipes multifuncionais. 10+ (dez) anos atuando como empreendedor, sendo co-fundador e atual CEO do grupo G-Tech.


início: 15:15

Inovações e tendências em embalagens para alimentos
Mercoshow com Pedro Crespo

📍 Auditório 3 🟡 Pavilhão Amarelo • Serão apresentadas as tendências de embalagens e as soluções que aporta Viscofan. Para as tendências como "sustentabilidade", temos várias soluções: as tripas plásticas Efan são produzidas com polímeros reciclados, com polímeros de cana-de-açúcar e conta com certidão ISCC de créditos de carbono. Disponibilizamos tripas plásticas de transferência de cor e sabor, que diminui o tempo de estufa e reduz as emissões de carbono. Tripa de celulose com transferência de urucum, reduz a DQQ em quase 80%, um processo mais sustentável para a tinção da salsicha. Também temos soluções de transferência de especiarias para salames com proteína, seja suína, frango, bovina, até queijos e peixes que serão apresentados. [Viscofan]

Javier Silva

Ele é formado em Sociologia (pesquisa de mercado) pela UPNA, tendo cursado o último ano de graduação na Birmingham City University. Sua formação é complementada por um Mestrado em Gestão de Marketing e Gestão Comercial pela ESIC Business and Marketing School, um Mestrado em Marketing Digital pela ESIC Business and Marketing School e pós-graduação em Marketing e Comércio Internacional pela Câmara de Comércio e Indústria de Navarra. Profissionalmente, tem mais de 20 anos de experiência em direção de marketing estratégico em várias empresas, incluindo multinacionais como Guardian Glass, Thomson Reuters Aranzadi e Findus. Atualmente, atualmente é Global Marketing Manager na Viscofan.

Marino Gonzalez

Engenheiro Bioquímico formado pelo Tecnológico de Monterrey, no México, com 35 anos de experiência na Cryovac, Vector e na Viscofan, e atualmente ocupando o cargo de Vice-Presidente de Plásticos na Viscofan.

Gabriela Aliberti

Graduada em Administração de empresas pelo Mackenzie com especializações nas áreas de marketing e inteligência de mercado. 9 anos de experiência na indústria de embalagens (desde máquinas até soluções para o mercado alimentício com envolturas).


início: 15:15

Soluções em vácuo para indústria alimentícia
Mercoshow com Dani Alberton

📍 Auditório 2 🟡 Pavilhão Amarelo • Nossas soluções em bombas de vácuo, buscam as reduções em: consumo de energia, consumo de água, custos operacionais e diminuir ao máximo as intervenções de manutenções. [Gardner Denver Brasil]

Formado em tecnólogo de Eletromecânica e MBA em gestão de processos, atuando há mais de 15 anos no segmento de vendas técnicas e soluções na Gardner Denver Brasil.


início: 16:00

Tecnologia e sustentabilidade na indústria da carne: a relação universidade-empresa
Pollen Parque • Unochapecó mediação Prof. Cristiani Fontanela

📍 Auditório Aurora Coop 🟡 Pavilhão Amarelo • Serão apresentadas e discutidas as pesquisas: 1. Processo de detecção de alteração e contaminações em produtos alimentícios envasados em embalagens flexíveis; 2. Aplicação da metodologia de produção mais limpa em abatedouro de peru da região oeste catarinense com ênfase em redução no consumo de água; 3. Produção mais limpa na gestão de uso de energia elétrica em frigorífico de aves do Oeste de Santa Catarina. Participantes: Prof. Liziane Carlesso, Prof. Marcos Antonio Moretto e Prof. Francieli Dalcanton.


início: 16:00

Análises rápidas via NIR e câmera hiperespectral para controle de qualidade
Mercoshow com Robson Keller Nunes

📍 Auditório 2 🟡 Pavilhão Amarelo • Análises rápidas via NIR e câmera hiperespectral para controle de qualidade para análise em laboratório e on-line: a palestra visa apresentar a teoria de análises rápidas para controle de matéria-prima e controle de processo na parte de laboratório e on-line, utilizando a técnica de NIR e da câmera hiperespectral, que são técnicas extremamente rápidas e precisas. Serão abordados exemplos de aplicações e ganhos possíveis com a utilização dos equipamentos. [Pensalab]

Robson Keller Nunes

Graduado em Química pela Unicentro e mestrando em Química na USP. Possui mais de 15 anos com instrumentação analítica e analise estatística de dados.


início: 16:00

Atuadores elétricos para conversões pneumática e hidráulica
Mercoshow com Tiago Freitas Martins

📍 Auditório 3 🟡 Pavilhão Amarelo • Thomson Linear é fabricante americana de equipamentos para movimento, com atuadores elétricos lineares com vastas vantagens sobre acionamentos pneumáticos e hidráulicos. [ATOM SOLUÇÕES]

Tiago Freitas Martins

É engenheiro com graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Em seus mais de 25 anos atuando no mercado industrial, Tiago passou por diversos cargos, desde a área de projetos nos departamentos de engenharia de desenvolvimento em controle e automação – em seus muitos segmentos de mercado – até a área comercial. Na área de vendas técnicas atua desde o ano de 2008, com foco em produtos e serviços para o segmento de automação industrial e mecânica de precisão. Atualmente, atua como FSE (Field Sales Engineer) na THOMSON LINEAR MOTION uma das empresas do grupo REGAL REXNORD, multinacional com sede nos EUA.


início: 16:00

Tecnologias integradoras para o aumento da produtividade para agroindústria
Senai com Ismael José Seco e Rodrigo de Azevedo Zoppei

📍 Auditório 1 🟡 Pavilhão Amarelo • Abordagem de tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 voltadas ao aumento de produtividade e segurança para agroindústria.

Ismael José Seco

Possui graduação em Engenharia Mecânica e MBA em liderança e desenvolvimento de pessoas. Atuou no seguimento de projeto de máquinas e equipamentos especiais por mais de 5 anos. Atualmente está na posição de coordenador de Inovação do instituto em Sistemas de Manufatura de Joinville/SC, ligado diretamente na área de inovação e tecnologia, com projetos de robótica não convencional, Mobilidade Elétrica e Processos de Usinagem aplicados a indústria.

Atuou como projetista mecânico em diferentes projetos de dispositivos, máquinas especiais para linhas de montagem, máquinas de inspeção, máquinas para calibração e distintos equipamentos para os seguimentos de alimento e agroindústria.

É co-autor na publicação de 4 patentes em âmbito internacional e recebeu duas vezes o prêmio de inventor da Petrobras.


Rodrigo de Azevedo Zoppei

Profissional com mais de 15 anos em vivência industrial e planejamento estratégico, atuando fortemente em implantação da cultura lean, contribuindo para diversas empresas aumentarem seus resultados por meio da filosofia Lean.

No SENAI, atua como consultor de cultura lean em empresas de manufatura e serviços nos mais diversos segmentos, desde 2016.

Mestre em Ciências Empresariais - Atenas College University - Delaware USA

MBA Gestão Empresarial - SENAC e MBA Gestão Financeira - IPEMIG

Pós Graduação em Engenharia de Produção Lean Manufacturing - FUCAP

Formação Líder Lean - LIB

Graduação em Administração - UNIBAVE


início: 16:00

Talk com Especialista: fraudes e rastreabilidade
Senai com Karine Meneghetti

📍Senai (Rua 1900, estande 1907) 🔵 Pavilhão Azul • A equipe do Instituto SENAI Tecnologia em Alimentos e Bebidas traz para a Mercoagro um momento para discussão sobre diversos temas em alta no setor. Quem estiver transitando pela feira, está convidado a se juntar aos talks no estande do SENAI. Ao final dos talks os participantes terão oportunidade de participar de um bate-papo com os especialistas, para tira-dúvidas e consultoria técnica individual. Não é necessário realizar inscrição.


início: 16:45

Auditorias em sistemas de ar comprimido
Mercoshow com ​Ivan Reiter

📍 Auditório 3 🟡 Pavilhão Amarelo • A combinação entre um analisador de demanda de ar (ADA) e um detector de vazamento de ar ultrassônico com câmera integrada forma uma poderosa dupla para uma auditoria completa em seu sistema pneumático. [FIEDLER AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA]

Ivan Reiter

Coordenador técnico na geração e tratamento de ar comprimido, especialista em dimensionamento e projetos de geração e tratamento de ar comprimido. Tenho formação técnica em eletrotécnica, eletrônica e administração.


início: 17:30

Estratégias para controlar a formação de biofilme e seu impacto na indústria de alimentos
Mercoshow com Vinicius Badia

📍 Auditório 2 🟡 Pavilhão Amarelo • Estima-se que aproximadamente 600 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas por doenças de origem alimentar. Um problema sério na indústria de alimentos é a presença de biofilmes, que podem abrigar e transmitir bactérias patogênicas e deteriorantes ocasionando contaminação. A formação do biofilme bacteriano é um processo complexo. Os biofilmes são comunidades de micro-organismos ligados e crescendo sobre uma superfície e sua formação e o desenvolvimento são afetados por muitos fatores, como cepas de bactéria, superfícies dos materiais, parâmetros ambientais (pH, nutrientes e temperatura). Dessa forma, é uma tarefa difícil eliminar o biofilme quando presente na indústria de alimentos. No entanto, diferentes processos e estratégias podem ser utilizados para inibir e eliminar os biofilmes. [Cleantec Prime Solutions]

Vinicius Badia

Engenheiro de Alimentos e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente em projetos ligados a microbiologia e segurança dos alimentos. Atualmente está atuando como Engenheiro de Alimentos no setor de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa Engenutri e Cleantec, prestando consultoria no segmento de higienização e segurança de alimentos.


início: 17:30

Como lucrar com Eficiência Energética: cases práticos de implantação
Mercoshow com Jones Cássio Poffo

📍 Auditório 3 🟡 Pavilhão Amarelo • A eficiência energética desempenha um papel crucial na indústria moderna. Ela se refere ao uso eficiente e inteligente de energia para maximizar a produção e minimizar o desperdício, além do impacto positivo no meio ambiente e consequentemente na sociedade. Eficiência energética também contribui para a redução da emissão dos gases de efeito estufa e está diretamente ligada aos processos de descarbonização. A palestra trará, além de vários conceitos, muitos cases de implantação, com o estudo de viabilidade (payback) de cada exemplo, bem como as alternativas de recursos para essa modalidade sem a necessidade de qualquer investimento inicial pela indústria, em que o projeto pode ser pago com a própria economia que ele proporciona. [P3 Engenharia Elétrica]

Jones Cássio Poffo

Engenheiro Eletricista com pós graduação em Eficiência Energética e vendas, possui Certified Measurement & Verification Professional® (CMVP) - The Efficiency Valuation Organization (EVO) com mais de 20 anos de experiência na área de elétrica. Seu histórico foi construído com base no gerenciamento de projetos elétricos, diagnósticos de eficiência energética, laudos, execução de obras, painéis elétricos, tudo isso com forte ênfase em obras industriais de grande porte.


início: 17:30

COMEX em Pauta: Logística Internacional da Proteína Animal • Desafios e oportunidades
COMEX com Jean Stoll

📍 Auditório 1 🟡 Pavilhão Amarelo • Desvendando curiosidades da navegação e a posição da proteína animal na logística de containers em comparação com outras commodities. Analisando os desafios e Identificando oportunidades globais no setor.

Jean Stoll

Formado em Comercio Exterior em Santa Catarina (Univali), MBA em Gestao Empresarial pela FGV, Executivo no mundo da Navegacao a mais de 25 anos, atulamente responsavel pelo estrategia da Proteina Global da empresa Maersk.


início: 17:30

Encontro dos Presidentes das Cooperativas Nucleadas ACIC
ACIC • CCO

📍 Auditório Aurora Coop 🟡 Pavilhão Amarelo • Evento exclusivo para Cooperativas Nucleadas ACIC


início: 18:15

Efeito da utilização de ácidos orgânicos e óleos essenciais em produtos cárneos
Mercoshow com Vinicius Badia

📍 Auditório 2 🟡 Pavilhão Amarelo • A suscetibilidade das carnes e derivados à oxidação e deterioração microbiana representa um risco à qualidade nutricional, segurança e prazo de validade do produto. A combinação de água, proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais fazem da carne uma fonte alimentar altamente nutritiva. No entanto, sua composição de nutrientes também o torna suscetível à deterioração. A perda de qualidade mais significativa na carne ocorre devido à oxidação e deterioração microbiana. Esses processos levam à formação de sabores indesejáveis, odores e compostos tóxicos. A aplicação de ácidos orgânicos e óleos essenciais é uma forma de proteger da oxidação, deterioração e eliminar micro-organismos patogênicos devido à redução do pH e pela capacidade de dissociação além dos ácidos orgânicos serem substâncias alimentares reconhecidas como seguras. [Cleantec Prime Solutions]

Vinicius Badia

Engenheiro de Alimentos e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente em projetos ligados a microbiologia e segurança dos alimentos. Atualmente está atuando como Engenheiro de Alimentos no setor de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa Engenutri e Cleantec, prestando consultoria no segmento de higienização e segurança de alimentos.


início: 19:00

Happy Hour + Rodada de Negócios
Pollen Parque • Unochapecó • Sebrae facilitador Matheus Oberderfer

📍 Auditório 1 🟡 Pavilhão Amarelo • Rodada de Negócios entre expositores da feira.


início: 19:00
termino: 22:30

Inovação e Tecnologia - Hackathon
Pollen Parque • Unochapecó facilitadora Franciele Pastre

📍 Pollen Parque Científico e Tecnológico (endereço em "Saiba mais") • Um evento de cocriação e inovação voltado para o desenvolvimento de soluções de impacto ao setor de processamento e industrialização de carnes. Durante três noites (12 horas), de forma presencial, junto ao Pollen Parque, os participantes serão desafiados ao desenvolvimento de soluções que gerem negócio, conectando times multidisciplinares e stakeholders da academia, mercado, expositores da feira e sociedade civil. Por meio de uma metodologia diferenciada e ágil, as etapas do Hackathon transitam desde a validação, criação da solução, prospecção de mercado, modelagem de negócio e apresentação de pitch. Durante toda a jornada, os participantes serão acompanhados por especialistas na área e receberão pocket palestras para melhor desenvolverem suas soluções. Uma banca de jurados será formada para escolha e premiação das melhores ideias.


início: 19:00

O Agro e a indústria versus as exigências de regulação europeia
FIESC com Maria Teresa (Maitê) Bustamante

📍 Auditório 2 🟡 Pavilhão Amarelo • Mesa redonda para debate com especialistas de comércio internacional sobre, o impacto dos mecanismos de desmatamento e descarbonização europeus. Falas sobre as pesquisas desenvolvidas na área ESG e novas normativas europeias para entrada de produtos.

Maria Teresa (Maitê) Bustamante

Dona Maitê - Presidente da câmara de comercio exterior da Fiesc e responsáveis do Ipea.


início: 19:30

Talk com Especialista: fraudes e rastreabilidade
Senai com Karine Meneghetti

📍Senai (Rua 1900, estande 1907) 🔵 Pavilhão Azul • A equipe do Instituto SENAI Tecnologia em Alimentos e Bebidas traz para a Mercoagro um momento para discussão sobre diversos temas em alta no setor. Quem estiver transitando pela feira, está convidado a se juntar aos talks no estande do SENAI. Ao final dos talks os participantes terão oportunidade de participar de um bate-papo com os especialistas, para tira-dúvidas e consultoria técnica individual. Não é necessário realizar inscrição.


Termos de Uso e Aviso de Cookies

Cookies: a Mercoagro salva estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, obtenha mais informações em nossa Política de Privacidade


Realização:

ACIC Chapecó

Comercialização:

Enterprise

Parceira:

Prefeitura de Chapecó